IMPRENSA

Foto: FSB/Daniela Nogueira. Da esquerda para a direita: deputado federal Júlio Lopes, Mario William Ésper (ABCP/ABNT), Carlos Eduardo Marchesi (Deconcic/Fiesp), Marcello da Costa Vieira (secretário Nacional de Transportes) e Marcos Heleno Guerson de Oliveira Jr. (presidente do Inmetro)

29/11/2021IMPRENSA, Noticias, São Paulo

14º Construbusiness foca na retomada econômica

O sistema Fiesp/Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) realizou na manhã desta segunda-feira-feira, 29/11, o 14º Congresso Brasileiro da Construção (Construbusiness). O evento contou com a presença do presidente da ABCP e SNIC, Paulo Camillo Penna, e com um painel do diretor de Relações Institucionais da Associação e presidente da ABNT, Mário William Ésper, que fez no evento o lançamento oficial da ABNT NBR ISO 15.638 – Parte 20, que trata de sistemas inteligentes de transporte com especificações para pesagem de carga em movimento.

 

Mais qualidade e segurança nas estradas

Ao destacar o escopo da ABNT NBR 15.638-20, que trata do monitoramento de pesagem com veículos em movimento e especifica a forma e o conteúdo da transmissão desses dados, o presidente da ABNT disse que uma das preocupações da cadeia produtiva da construção é promover inovação, aumentar produtividade e reduzir custos. “Ao coibir o excesso de carga, que é considerado o grande vilão das estradas, a aplicação da norma auxiliará não apenas os órgãos fiscalizadores, mas também as próprias empresas de transporte, promovendo a qualidade e a competitividade. Temos a tecnologia como aliada para esses sistemas, para garantir eficiência na fiscalização e segurança aos usuários”, acrescentou.

A nova norma, segundo ele, faz parte de uma série de 24 documentos adotados pela ABNT. “Esperamos em breve publicar normas complementares abordando temas como: padronização da estrutura física das estradas, sinalização, equipamentos eletrônicos e cobrança de tarifas sem praça de pedágio”. Paralelamente à normalização, a ABNT e o Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo, o Sindipedras, firmaram parceria para certificação do limite legal de peso.

Marcello da Costa Vieira, secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, elogiou a norma. “Ela é importante porque o sobrepeso de carga é danoso em diversos aspectos à infraestrutura e à segurança.” Em um dos painéis, o secretário enalteceu o papel dos investimentos em infraestrutura para a retomada econômica e a necessidade de buscar alternativas para o seu custeio. “O Brasil ocupa a posição 70 entre 160 países em investimentos em infraestrutura. Como estamos em um momento pós-pandemia, os recursos são escassos e competem com saúde, educação e outras áreas. Precisamos da iniciativa privada para investir nesse setor”, disse.

Segundo secretário, a área apoia-se em 4 pilares: a retomada de obras paralisadas; o uso do capital privado; a valorização das instituições e o respeito aos contratos de concessão; e a diversificação da matriz de transportes. Ele anunciou a existência de uma carteira de concessões rodoviárias de 18 mil km em rodovias federais e a estimativa de investimento de 36 bilhões de reais/ano pelos próximos 10 anos.

Sobre o evento

Focada no tema central – “A Cadeia Produtiva da Construção Acelerando a Retomada Brasileira Pós-Pandemia” -, a programação do 14º Construbusiness teve um painel de debates sobre segurança jurídica e regulatória no ambiente de negócios e outro sobre fontes de financiamento para garantir os investimentos públicos, além de uma palestra de Ellen Gracie Northfleet, ex-presidente do STF e atual vice-presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Ciesp/Fiesp, sobre soluções adequadas para conflitos na área de infraestrutura (Dispute Board e a Arbitragem). Por fim, houve ainda o lançamento do novo “Guia da Edificação Segura”, organizado pelo Deconcic/Fiesp.

O 14º Construbusiness é o último sob a direção de Paulo Skaf como presidente da Fiesp e do Ciesp. A partir de 2022, a federação será presidida por José Gomes da Silva.

Assista à íntegra do evento pelo YouTube:

 

Programação do 14º Construbusiness / Participantes

Painel 1 – A importância da Segurança Jurídica e Regulatória no Ambiente de Negócios

  • Bruno Westin Prado Soares Leal, secretário especial adjunto da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia
  • Ana Arraes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU)
  • Victor Hugo Froner Bicca, diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM)
  • Luiz Augusto Santos Lima, subprocurador-geral da República do Ministério Público Federal
  • Radamés Casseb, CEO da Aegea

 

Painel 2 – Fontes de financiamento para garantir os investimentos necessários

  • Alfredo Eduardo dos Santos, secretário nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional
  • Jair Luis Mahl, vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal
  • Rodrigo Uchoa Luna, vice-presidente de Habitação Econômica do Secovi-SP e presidente do Conselho de Administração da Plano & Plano
  • Miltom d’Avila, superintendente comercial do Segmento Imobiliário do Itaú BBA

 

Lançamento do Novo Guia da Edificação Segura

  • Carlos Eduardo Marchesi Trombini, diretor e coordenador do GT Segurança e Sistemas Prediais do Deconcic/Fiesp

 

Lançamento da Norma ABNT sobre monitoramento de pesagem em movimento

  • Marcello da Costa Vieira, secretário nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura
  • Deputado Federal Júlio Lopes, vice-presidente da Câmara Temática do BIM na Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi)
  • Mario William Esper, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
  • Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro

 

Soluções adequadas para conflitos na área de infraestrutura (Dispute Board e a Arbitragem)

  • Ellen Gracie Northfleet, ex-presidente do STF e atual vice-presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp

Tags:, , , , ,

Revoke Consent