IMPRENSA

20/05/2014IMPRENSA, Noticias, São Paulo

6º CBC começa com foco em tecnologia e sustentabilidade

Novas tecnologias, autoridades e muito conteúdo marcaram o primeiro dia da 6a edição do Congresso Brasileiro de Cimento, que teve início nesta segunda-feira (19/05) e que acontece, em São Paulo, até o dia 21 de maio.

 

A cerimônia de abertura do congresso contou com a presença de diversas autoridades representativas do setor de cimento e da construção civil. Entre elas, o presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Renato Giusti, o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC), José Otávio de Carvalho, o secretário-executivo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Ricardo Fragoso, e o diretor titular do Departamento da Indústria da Construção DECONCIC/FIESP, Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio.

 

Ministrada pelo diretor de Tecnologia da ABCP, Yushiro Kihara, a primeira palestra do evento abordou o cenário e o panorama de sustentabilidade da indústria de cimento. O desempenho em emissões de CO2 e consumo de energia na indústria de cimento foram tema da palestra de Philippe Fonta, diretor do Programa Iniciativa de Sustentabilidade do Cimento, do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento da Sustentabilidade (CSI/WBCSD).

 

Luiz Carlos Busato, sócio-diretor da Signus Vitae Projetos Ambientais Inteligentes, abordou a compatibilização de fábricas de cimento com recursos naturais protegidos como fator-chave de projetos no Brasil.

 

O gerente de Meio Ambiente e Recursos da Associação Europeia de Cimento (CEMBUREAU), Vagner Maringolo, palestrou sobre a eficiência de recursos, apoiando as políticas Europeias e alavancando um setor de cimento de baixo carbono.

 

O primeiro dia também foi marcado com a abertura da área de exposição, contando com a presença de 40 fornecedores da indústria. O Congresso Brasileiro de Cimento é o principal evento do setor cimenteiro e reuniu cerca de 300 profissionais ligados a empresas fornecedoras da indústria de cimento, profissionais do setor, pesquisadores universitários e representantes de grupos cimenteiros do mundo todo, principalmente do Brasil.

 

Tags:, , , , ,