IMPRENSA

12/05/2014IMPRENSA, Noticias, São Paulo

A nova versão da NBR 6118

Foi publicada a nova versão da ABNT NBR 6118 Projeto de estruturas de concreto – Procedimento, que entrará em vigor no dia 29 de maio de 2014. Essa Norma Brasileira, conhecida como NB-1 (primeira Norma do País a tratar de estruturas) teve agora seu escopo novamente ampliado, passando a estabelecer requisitos e procedimentos de projeto para estruturas de concreto de alto desempenho, com resistência à compressão de até 90 MPa.

Mais uma vez o Brasil se destaca na área da normalização técnica em concreto, por ter um acervo normativo próprio, que traduz as exigências do País e atende aos padrões internacionais.

Para chegar à publicação da ABNT NBR 6118:2014 foram necessários quatro anos de intenso trabalho, que reuniu entidades e especialistas das mais diversas áreas ligadas ao concreto estrutural. A Comissão de Estudo da ABNT foi coordenada pela engenheira Suely Bueno, presidente da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), que contou com a colaboração do engenheiro Alio Kimura, na secretaria da comissão, e mais de cem profissionais, que participaram dos trabalhos.

A ABCP foi representada por sua consultora em Normalização Técnica, engenheira Inês Battagin, que responde também pela Superintendência do ABNT/CB-18 – Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Tags:, , , , ,

Revoke Consent