IMPRENSA

06/08/2019IMPRENSA, Noticias, São Paulo

ABCP apoia Concrete Show com conteúdo e palestras inéditas

Entidade contará com espaço de 275 metros quadrados em conjunto com o SNIC e outras entidades do setor

Entre 14 e 16 de agosto realiza-se no São Paulo Expo a 12ª Concrete Show South América 2019, principal evento da construção civil em concreto da América Latina, organizado pela empresa de eventos Informa Markets. O evento, o maior encontro de toda a cadeia da construção civil que emprega o cimento e concreto, tem o objetivo de alavancar o estudo e emprego de soluções e tecnologias construtivas da mais alta qualidade e competitividade em um país hegemonicamente edificado em concreto. Para esta edição do evento são esperados cerca de 20 mil profissionais, 120 empresas expositoras e mais de 350 marcas – nacionais e internacionais – distribuídos em 18 mil m2 de área, apresentando os últimos lançamentos em produtos, serviços, tecnologias e soluções para a cadeia produtiva da construção que emprega o cimento e o concreto. 

A ABCP, como co-promotora e co-organizadora da feira, e conjuntamente com o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), estará presente com seu estande de 275 m2, que tem o apoio institucional de cerca de 30 importantes entidades da cadeia produtiva da construção. O espaço denominado “ConheCIMENTO com InovAÇÃO” receberá os visitantes destacando os serviços laboratoriais da ABCP, suas atividades de capacitação, seus projetos de fomento da demanda de cimento, assim como o protagonismo do setor com as questões ambientais, em especial na queima de combustíveis alternativos pela tecnologia do coprocessamento. Durante o evento serão conhecidos também os estudantes de arquitetura vencedores do 5º Prêmio Soluções para as Cidades/2º Concurso Concrete Show South América.

“A cadeia produtiva da construção está apresentando neste primeiro semestre de 2019 sinais positivos, ainda que tímidos, de recuperação. Pensando na continuidade deste crescimento, a indústria precisa de integração e de soluções tecnológicas e propostas adequadas ao setor. E um fórum técnico, político e institucional como o Concrete Show tem o papel de reunir as principais empresas, organismos e lideranças das áreas pública e privada, para debater os caminhos e definir as ações que alavanquem a cadeia produtiva da construção”, afirma Paulo Camillo Penna, presidente da ABCP.

Eventos

Além do espaço, a entidade será anfitriã de uma programação especial. Um deles é um seminário C-LEVEL, denominado Fórum de Negócios e Inovação no Mercado da Construção e Infraestrutura, que reunirá nomes de alto nível do setor público e privado para debater o mercado atual e as perspectivas de crescimento, analisando os fatores que interferem direta e indiretamente nas possibilidades de desenvolvimento da construção em todo o país, seja na parte de infraestrutura, seja no mercado imobiliário.

Veja aqui a programação completa e os palestrantes confirmados.

A ABCP também participará do Concrete Congress, seminários e cursos técnicos promovidos pelas empresas e entidades do trade da construção, que levará ao público interessado 120 palestras, distribuídas em 18 seminários, que deverão ser assistidos por um total de 4.500 pessoas. Sete deles serão apresentados pela entidade. Quatro seminários principais, cada um para 100 pessoas:

  • Seminário “Soluções para Cidades. Ruas do Futuro”, sob a coordenação da engenheira da ABCP Érika Mota.
  • Seminário sobre “Paredes de Concreto”, sob a coordenação do engenheiro da ABCP Rubens Monge.
  • Seminário “Mitigação da Pegada de Carbono na Cadeia produtiva do Concreto. A Contribuição da Indústria Brasileira do Cimento para a Construção Sustentável” (gratuito), sob a coordenação de Daniel Mattos, head do Núcleo de Coprocessamento da ABCP e com participação de André Luiz Felisberto França, secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, e Alexandre Vidigal de Oliveira, secretário do Ministério de Minas e Energia.
  • Seminário “Estradas de Concreto: uma Escolha Inteligente e Sustentável” (gratuito e voltado também para estudantes), sob a coordenação do engenheiro da ABCP Marcos Dutra.
  • Seminário “A Industrialização da Construção civil. Da Indústria até o Canteiro de Obra”, sob a coordenação do engenheiro da ABCP Eduardo D’Ávilla.

Outros dois seminários internacionais, coordenados pela ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem), em parceria com a ABCP, tratarão das vias urbanas em concreto. São eles: “Seminário Internacional de Pavimentação Urbana em Concreto. Experiências na América Latina” e “Seminário Internacional sobre Princípios do Dimensionamento de pavimentos urbanos em concreto”. 

Agenda dos Seminários – ABCP/SNIC

Dia 14/08

  • 14:00 às 18:00 – A Industrialização da Construção civil. Da Indústria até o Canteiro de Obra 

Dia 15/08

  • 14:00 às 18:00 – Soluções para Cidades. Ruas do Futuro. 
  • 08:00 às 18:00 – Pavimentação Urbana em Concreto. Experiências na América Latina – Internacional 

Dia 16/08

  • 08:00 às 12:00 – Paredes de Concreto 
  • 08:00 às 12:00 – Mitigação da Pegada de Carbono na Cadeia produtiva do Concreto. A Contribuição da Indústria Brasileira do Cimento para a Construção Sustentável – Gratuito 
  • 08:00 às 12:00 – Princípios do Dimensionamento de pavimentos urbanos em concreto – Internacional 
  • 14:00 às 18:00 – Estradas de Concreto: Uma escolha Inteligente e Sustentável – Gratuito 

Prêmio Soluções para as Cidades – Ruas do Futuro 

Ao final do Seminário Soluções para Cidades. Ruas do Futuro serão conhecidos os estudantes de arquitetura vencedores do 5º Prêmio Soluções para Cidades/ 2º Prêmio Concrete Show. Os projetos com o tema “Ruas do Futuro” serão expostos no estande da ABCP, após premiação. Esta edição do prêmio contou com 180 inscritos. 

Homenagem aos arquitetos brasileiros do concreto 

A ABCP, seguindo a tradição das últimas edições da Concrete Show de sempre homenagear renomados “arquitetos brasileiros do concreto”, realizará, na solenidade de abertura da edição 2019 da feira, uma homenagem ao arquiteto paisagista e urbanista Benedito Abbud. Nas últimas duas edições os enaltecidos foram Ruy Ohtake e o jovem Yuri Vital.

Tags:

Revoke Consent