Banco de pautas

23/08/2011Banco de pautas, IMPRENSA, São Paulo

ABCP aposta em capacitação e soluções racionalizadas para o Concrete Show 2011

A ABCP participa da 5ª edição do Concrete Show South America, feira que reunirá os principais players do segmento de concreto latino-americano, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo. Em um estande de 300 m2, chamado de “ConcrESPAÇO, a união do ConheCIMENTO”, a Associação reunirá 11 entidades parceiras do setor: ABEA (Ensino de Arquitetura e Urbanismo), ABECE (Projetistas e Engenheiros), ABENGE (Ensino em Engenharia), ABESC (Concreteiras), ABNT (Normas Técnicas), ASBEA (Escritórios de Arquitetura), IAB-SP (Arquitetos), SINAENCO (Arquitetura e Engenharia) SINAPROCIM (Indústria de Produtos de Cimento), SINDUSCON-SP (Sindicato da Construção) e IBRACON (Instituto Brasileiro de Concreto). “Será o ponto de encontro do concreto durante o evento”, diz o engenheiro Hugo da Costa Rodrigues Filho, gerente de Comunicação da ABCP.

Para o evento, a entidade preparou uma série de seminários com conteúdo voltado ao tema central do encontro: processos industrializados para a construção civil, qualificação de mão de obra e pontos fundamentais para o atendimento dos desafios que o momento pujante atual da construção está enfrentando.

Nos debates serão discutidas as soluções viáveis para atender às necessidades iminentes em áreas como de habitação, mobilidade urbana, industrialização e soluções ambientalmente amigáveis. A Associação preparou, ainda, um dia de seminários gratuitos voltados para estudantes de engenharia e arquitetura. Serão apresentados projetos consagrados de arquitetos, em parceria com engenheiros projetistas e construtores de vanguarda, de obras em concreto que se transformam em ícones das cidades, dos estados e muitas vezes dos países, como pontos de referência arquitetônica e cultural reconhecidos nacional e internacionalmente.

Ainda durante o Concrete Show, a associação anunciará os vencedores da “2ª edição do Prêmio Soluções para Cidades”, no valor de R$ 10 mil. O concurso, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IAB), é voltado para estudantes de arquitetura que apresentarem os melhores projetos sobre sistemas cicloviários para a cidade de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, cidade onde a ABCP desenvolve um trabalho piloto do seu projeto “Soluções para Cidades”.

 

Programação de seminários ABCP

Dia 31/8 – quarta-feira

Seminário Habitação Econômica: Sistemas Industrializados à Base de Cimento  (08h30 às 13h)

Abertura – Arqtº Jorge Fontes Hereda, presidente da Caixa econômica Federal.

Temas:

1. Desafios e oportunidades para atender as demandas habitacionais – Engº Valter Frigieri, gerente nacional de mercado da ABCP.

2.  Abordagem da CAIXA sobre os sistemas construtivos inovadores –  Engª Celita Fernandes, gerente executiva da CAIXA.

3. Experiência prática na execução de obra em parede de concreto –  Arqtº Rodrigo Matiello, Bairro Novo Empreendimentos Imobiliários.

4. Painéis de concreto pré-moldados e soluções complementares para o segmento econômico – Engº Otávio Pedreira de Freitas, sócio-diretor da Pedreira Freitas Ltda.

5. Concreto PVC – A Utilização do Sistema Royal para construção de casas populares – Arqtº Tiago Ferrari, Royal do Brasil Technologies S.A.

6. Experiência na execução de obra em alvenaria estrutural com blocos de concreto –Construtoras convidadas

 

Dia 1º/9 – quinta-feira

Seminário Alvenaria de Vedação com Blocos de Concreto. Melhores Práticas de Aplicação (13h30 às 16h)

Abertura – Engª Glécia Vieira, coordenadora nacional da Comunidade da Construção e da Área de Edificações da ABCP.

Temas:

1. O sistema alvenaria de vedação com blocos de concreto – Engº Guilherme Andrade, Macro Engenharia & Consultoria (RJ).

2. Melhores práticas de execução da alvenaria de vedação – Profº Alberto Casado Lordsleem Jr., UFPE – Universidade Federal de Pernambuco – Recife/PE.

3. Viabilidade e resultados obtidos com o uso do bloco de concreto em alvenaria de vedação – Engª Elaine Valentim, Construtora Dacaza.

4. Experiência da Odebrecht na execução de obra em alvenaria de vedação com blocos de concreto – Engº Pericles Augusto Dias Leal, Odebrecht Realizações Imobiliárias – Salvador/BA.

 

Dia 2/9 – sexta-feira

A Arquitetura no Desenvolvimento das Cidades e Entrega do 2º Prêmio “Soluções para Cidades” para estudantes de arquitetura (8h às 12h30)

Abertura: Renato Giusti, presidente da ABCP,  e Rosana Ferrari, presidente do IAB-SP

Temas:

1. O planejamento cicloviário no contexto do planejamento de transportes –
Arqtº Ricardo Corrêa, TC URBES – Mobilidade e Projetos Urbanos.

2. O ativismo do transporte em bicicletas – Arqtª Renata Falzoni, Renata Falzoni Produções.

3. Plano cicloviário na cidade de São Paulo – Arqtª Maria Ermelina, Companhia de Engenharia e Tráfego de São Paulo.

4. Celebração do Convênio entre ABCP e Associação Mineira de Municípios – Renato Giusti, presidente da ABCP, e Mauro Zanin, prefeito de São Sebastião do Paraiso, MG.

5. Entrega do 2º Prêmio Soluções para Cidades para Estudantes de Arquitetura – Renato Giusti, presidente da ABCP , Rosana Ferrari, presidente do IAB-SP, e 
Mauro Zanin, prefeito de São Sebastião do Paraiso, MG.

 

Vencendo Desafios da Engenharia com Concreto (evento gratuito aberto para estudantes de engenharia e arquitetura (14h as 18h)

Abertura: Eng. Paulo Helene, Prof. Titular do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e diretor da PHD Engenharia Ltda.

Temas:

1. Estádio Maracanã: Reabilitação da Paixão Nacional – Engº. Enio Pazini Figueiredo, Prof. Titular da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás.

2. O novo MIS, Museu de Imagem e do Som do Rio de Janeiro – Arqtº. Luiz Eduardo Índio da Costa, sócio-diretor do escritório Índio da Costa Arquitetura e Design.

3. O projeto estrutural do Museu do Amanhã no Rio de Janeiro, projetado pelo Arqtº Santiago Calatrava – Engº. Julio Timmerman, diretor do IBRACON, vice-presidente da IABSE, International Association for Bridge and Structural Engeneering e sócio-diretor da Engeti Consultoria e Engenharia S/S Ltda.

4.  O mais novo cartão postal da cidade: a ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira de São Paulo – Engº. Catão Francisco Ribeiro, diretor da ENESCIL, Engenharia de Projetos Ltda

5.  Protegendo patrimônios culturais: O projeto estrutural do Brookfield Towers Faria Lima e a Casa do Bandeirista do Itaim Bibi em São Paulo – Eng. Mario Franco, sócio-diretor do escritório Julio Kassoy e Mario Franco Engenheiros Civis.

 

Sobre a ABCP

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela indústria brasileira do cimento, que há 75 anos promove estudos sobre o cimento e suas aplicações. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em pesquisas da construção, a ABCP também atua no desenvolvimento de tecnologias sobre o concreto e mantém uma equipe de profissionais graduados à disposição do mercado, para treinamentos, consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira. Tudo isso para garantir a qualidade e as boas práticas do produto que representa.

 

Concrete Show South America 2011

Quando: 31 de agosto a 2 de setembro

Onde: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5

Tags: