IMPRENSA

25/09/2012IMPRENSA, Noticias, São Paulo

ABCP apresenta alternativas para diminuição da emissão de CO2

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) apresenta nesta terça-feira (25/9), no seminário internacional Concretos Ecoeficientes: avanços e desafios, que acontece na Universidade de São Paulo (USP), as principais pesquisas que estão sendo desenvolvidas em âmbito mundial sobre novos tipos de cimento, visando a diminuição das emissões de CO2. “Essas tecnologias estão em estágios diferenciados e somente se tornarão possíveis se forem economicamente viáveis, apresentarem bom desempenho e se tiverem aceitação na indústria da construção”, ressalva Arnaldo Battagin, palestrante e representante da ABCP no seminário.

O palestrante explicará detalhadamente o porquê dessas novas tecnologias virem a constituir apenas um nicho de mercado e o motivo pelo qual o cimento portland continuará sendo utilizado para satisfazer às necessidades de infraestrutura e habitação da sociedade. Uma das tecnologias mais promissoras que serão apresentadas é um ligante desenvolvido e patenteado com base em pesquisas conduzidas no Imperial College, na Inglaterra, que substitui o calcário na fabricação do cimento, reduzindo a emissão do CO2 no processo.

O seminário terá palestrantes de instituições da Suíça, França e Argentina. A participação é gratuita, mas o número de vagas é limitado. Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail para eco-concreto@lme.pcc.usp.br.

Serviço

Seminário Internacional Concretos Ecoeficientes: Avanços e Desafios

Novos ligantes substituirão os cimentos portland?

Data: 25 de setembro (terça-feira)

Horário: a partir das 8 horas

Local: Avenida Professor Almeida Prado, travessa 2, n 83, sala S-28 – Edifício Engenharia Civil – Cidade Universitária – São Paulo / SP

Inscrições: eco-concreto@lme.pcc.usp.br

 

Informações para a imprensa

Melissa de Castro – Tel.: (11) 3120.9990 – melissa@presscomunica.com.br

Tags:, , ,

Revoke Consent