Centro-Oeste

12/05/2011Centro-Oeste, IMPRENSA, Noticias

ABCP propõe cooperativa para projeto de sustentabilidade

Em abril, a ABCP-Centro Oeste, em parceria com o Sinduscon-DF e a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal – ADEMI-DF reuniu um grupo de empresários participantes do Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE-DF) para propor a criação de uma cooperativa-escola voltada para a fabricação de blocos de concreto, que pretende fazer reciclagem dos resíduos de obras e fabricar novos blocos de vedação e pisos, dentro das regras do Plano de Gestão Ambiental do Canteiro de Obras para o Setor Habitacional Noroeste (PGAI) e com base nas diretrizes do Manual Verde da Terracap, Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal.

O projeto da área habitacional prevê a construção de 20 quadras. Serão ao todo 220 blocos residenciais e 150 blocos comerciais. “Ao processar resíduos, já separados pelas empresas, pretendemos criar uma nova cultura de reciclagem no âmbito do Distrito Federal e de quebra promover treinamento de gestão, operação e manutenção para os fabricantes parceiros, tudo isso com preço mais acessível e a qualidade atestada”, disse o gerente da Regional CO da ABCP, Fernando Crosara, ao apresentar o escopo do projeto.

Com essa iniciativa, a ABCP pretende contribuir com o governo do Distrito Federal para a obtenção do Selo Verde para o novo bairro, estabelecer um centro de treinamento de mão de obra, gestão e operação para os fabricantes do PDE/DF, fornecer tecnologia, identificar oportunidades e propor redação de normas locais.

Também participam da iniciativa a Companhia Imobiliária do Distrito Federal (Terracap), as empresas Serviços.com, Imax e TPREX, o Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (LACIS) da Universidade de Brasília (UnB), Sebrae-DF e Senai-DF.

Tags:, , ,

Revoke Consent