IMPRENSA

17/03/2011IMPRENSA, Noticias, Rio de Janeiro/Espírito Santo

ABCP e INEA unidos em prol do Polo Cimenteiro de Cantagalo

A ABCP e o INEA (Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro) assinaram no dia 2 de março de 2011 termo de cooperação técnica para o Polo da Indústria de Cimento do Centro Norte Fluminense. O termo oficializa o compromisso entre as entidades de promover o desenvolvimento sustentável no polo da indústria cimenteira da região, responsável por cerca de 7% da produção nacional e 75% do abastecimento do Estado. Os objetivos da cooperação são, além do monitoramento da qualidade do ar, a atualização do estudo de dispersão atmosférica, a capacitação técnica em toxicologia para agentes de saúde, a elaboração de fichas de segurança e emergência dos produtos químicos utilizados na indústria, bem como o desenvolvimento de estudos de biomonitoramento.

Durante a assinatura do termo, Marilene Ramos, presidente do INEA, afirmou que o monitoramento e sua divulgação, inclusive através da internet, vão tranquilizar a população do município no tocante ao cumprimento das exigências ambientais.

Essa cooperação visa principalmente demonstrar ao órgão competente da administração estadual do Rio de Janeiro não só o cumprimento da legislação, mas também o desenvolvimento de novos estudos voltados à comunidade, no que se refere às boas práticas da atividade de coprocessamento e em patamares de igualdade aos praticados pelos países mais avançados.

Renato Giusti, na assinatura do termo, disse aos representantes do INEA que o documento é importante para a população, sobretudo quando os temas são qualidade de vida, desenvolvimento socioeconômico e geração de emprego, e comprova a preocupação da indústria com as comunidades onde ela está presente.

A cerimônia contou com a presença do deputado estadual André Corrêa, do subsecretário estadual do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira, da diretora de Licenciamento Ambiental do INEA, Ana Cristina Henney, do gerente da unidade da Votorantim em Cantagalo, Marcelo Silva, do gerente de coprocessamento corporativo da Holcim, Fabrício Montoro, do médico do trabalho corporativo da Lafarge, Silvio Freind, e de Mário William Esper, gerente de Relações Institucionais da ABCP, que tem acompanhado de perto todos os acontecimentos que envolvem a região e tratam de temas ambientais.

Tags:, , ,