IMPRENSA

08/02/2010IMPRENSA, Noticias, São Paulo

ABCP e Programa Passeio Livre defendem calçadas seguras

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) participou, em 6 de novembro, do 2º Seminário Paulistano de Calçadas, encontro organizado pela equipe do vereador Gilberto Natalini e prestigiado por mais de 350 participantes, que compareceram à Câmara Municipal de São Paulo.

Há cerca de 4 anos, a ABCP ajudou a Prefeitura de São Paulo a desenvolver o Programa Passeio Livre a partir de discussões e debates realizados durante a primeira edição do seminário. Já a segunda edição, além de promover o conceito de passeios públicos seguros e acessíveis a todos os cidadãos, teve como objetivo mostrar toda a evolução do programa implementado em 2006.

Renato Giusti, presidente da ABCP, dividiu a mesa de debates com o secretário municipal de Esporte, Walter Feldman, o vereador Gilberto Natalini, proponente do seminário, a vereadora Mara Gabrilli, defensora de programas de acessibilidade a portadores de necessidades especiais, e também com secretários de Estado e municípios e outros vereadores.

O presidente da ABCP, em seu discurso, enalteceu a iniciativa do vereador Natalini em dar continuidade ao evento, cuja primeira edição foi realizada em 2004. “Com conforto, segurança, acessibilidade, mobilidade e prazer ao caminhar, não é necessário ao pedestre redobrar a atenção devido aos obstáculos que encontra. Se não há preocupação ao andar nas vias, o passeio público passará despercebido e é bem provável que se tenha tempo para reparar e apreciar as belezas da cidade, que não são desfrutadas”, disse Renato.

Durante o seminário, exemplos de cidades como Ubatuba e São José dos Campos ilustraram como o uso de sistemas construtivos à base de cimento contribuiu para a melhoria de vida das populações. Os representantes desses municípios informaram que o apoio da ABCP tem ajudado na implementação de meios inteligentes de infraestrutura urbana para embelezar, oferecer segurança e conforto para milhares de pessoas e turistas.

Durante o evento, Ricardo Moschetti, gerente da Regional São Paulo da ABCP, participou do Painel II, apresentando a palestra Sistemas Integrados de Calçadas do Programa Passeio Livre – Concreto Estampado, Ladrilho Hidráulico, Pavimento Intertravado e Placas de Concreto. Segundo Moschetti, “o seminário mostra que São Paulo já caminha para um desenvolvimento urbano moderno e a ABCP se dispõe a colaborar com a capacitação de profissionais, consultoria e tecnologia”, afirmou.

Tags:, ,

Revoke Consent