IMPRENSA

06/09/2013IMPRENSA, Noticias, São Paulo

ABCP e Soluções para Cidades lançam manual sobre Espaços Públicos

Para auxiliar arquitetos e gestores públicos no desenvolvimento de soluções de projetos para  espaços públicos, a ABCP, por meio de seu programa Soluções para Cidades, acaba de lançar o Manual Espaços Públicos – Diagnóstico e Metodologia de Projeto. O lançamento aconteceu no Concrete Show, no dia 30 de agosto, durante o seminário Soluções para Espaços Públicos.

 

De acordo com a coordenadora do programa Soluções para Cidades, Érika Mota, o objetivo da ferramenta é orientar o olhar da administração pública, dos técnicos e seus gestores, para os espaços públicos de suas cidades, em busca de problemas e potencialidades que possam ser a base para a reestruturação de espaços públicos existentes ou para a criação de novos. O manual também auxilia gestores públicos no desenvolvimento de editais de licitação.

 

O conteúdo contempla desde o ponto inicial para se estabelecer uma política de tratamento e criação de espaços públicos numa cidade, até a aplicação deste processo, por meio de boas soluções de projetos já aplicados no Brasil e em outros países da América Latina. “Esperamos que este manual possa  não somente orientar a melhoria dos projetos de nossas cidades mas também incentivar gestões públicas a priorizar o tratamento dos espaços públicos na pauta de obras municipais e, desta forma, ampliar as possibilidades do encontro e da vida coletiva”, diz Erika Mota.

 

O manual está disponível gratuitamente para download no site da ABCP e o site do projeto Soluções para Cidades.

 

A ABCP desenvolveu o manual em parceria com a arquiteta e urbanista Simone Gatti e com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea) e a Federação Brasileira das Associações de Engenharia (Febrae).

Tags:, , ,

Revoke Consent