IMPRENSA

09/12/2010IMPRENSA, Noticias, São Paulo

ABCP estimula parcerias para o programa Calçada Segura

O programa Calçada Segura, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos em 2007, em parceria com a ABCP, é considerado um caso de sucesso. Em novembro, a ABCP reuniu fabricantes de pavimentos intertravados, placas de concreto, concreteiras e empresas de concreto estampado para um encontro com representantes da prefeitura da cidade e da Urbanizadora Municipal (Urbam), empresa responsável pela gestão e operacionalização do programa. No encontro foram discutidos os gargalos e as soluções para a aquisição de produtos e mão de obra para atender as obras.

A equipe da Urbam já visitou 15 mil imóveis e tem sensibilizado os moradores a reformarem suas calçadas por meio de programas de televisão. Cresce, assim, não só o número de pessoas interessadas em realizar as obras, como aumenta o envolvimento das empresas fornecedoras e das equipes de execução de calçadas. O programa, regido por lei municipal e inédito no Brasil, é voltado tanto para a adequação das calçadas dos imóveis públicos quanto dos imóveis privados. Somente a área central da cidade tem um potencial da ordem de 250 a 300 mil m2 por ano de pavimentação de calçadas no período de 2011 a 2012. Ainda nessa área, estudam-se o uso de pavimentos permeáveis em calçadas e a aplicação do programa nos corredores urbanos da cidade.

Ricardo Moschetti, gerente da regional São Paulo da ABCP, explica que “a Associação dá apoio à Urbam em questões de desenvolvimento e treinamento de seu corpo técnico, qualificando profissionais para execução das obras em espaços públicos com sistemas construtivos à base de cimento e que exigem conhecimento técnico para garantir qualidade final e durabilidade”.

Tags:, ,

Revoke Consent