IMPRENSA

20/06/2013IMPRENSA, Noticias, Sul

ABCP faz palestra sobre pavimento de concreto em seminário do Deinfra/SC, em Florianópolis

O pavimento de concreto é uma alternativa adequada para melhorar a qualidade das estradas, de forma a garantir a segurança dos usuários e a produtividade e competitividade do setor de logística e da própria economia do País. A ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) destacou a utilização da tecnologia no Brasil e a viabilidade do sistema durante o 5º Simpósio de Atualização Rodoviária, realizado no dia 11/06/13 em Florianópolis-SC, evento organizado pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra/SC). A palestra foi ministrada por Alex Maschio, gerente da Regional Sul da ABCP, e abordou a evolução do pavimento de concreto no Brasil e sua viabilidade.

A principal vantagem é a durabilidade. A vida útil do pavimento de concreto é de, no mínimo, 20 anos. Além disso, por ser mais claro, o pavimento de concreto proporciona maior visibilidade ao motorista e economia de energia elétrica na iluminação pública. Ainda em relação à segurança, esse tipo de piso permite uma distância de freagem menor, principalmente em dias de chuva, e não promove aquaplanagem.

O pavimento de concreto, também chamado de “pavimento verde”, é uma das alternativas mais recomendadas para atender às exigências ambientais, cada vez mais rigorosas e determinantes para a aprovação dos projetos. O pavimento de concreto não requer operações tapa-buracos e recapeamentos frequentes, ações que provocam congestionamento e acentuam a emissão de CO2, principal gás causador do efeito estufa, pelos veículos parados, gerando desperdício de combustível. Por ter maior durabilidade e exigir pouca manutenção, resulta em redução de custos e menos impactos ao meio ambiente.

Tags:, , ,

Revoke Consent