IMPRENSA

31/03/2011IMPRENSA, Noticias, São Paulo

ABCP integra comissão do DNIT que definirá alternativas de pavimentação

Nos últimos 15 anos, a ABCP tem se dedicado, dentre outros temas, a estimular o uso do concreto em pavimentação.  Nesse período, a aplicação do pavimento de concreto na malha rodoviária do país passou de 2% para 4% e uma das ações que contribuíram para esse aumento foi a inserção do pavimento de concreto em licitações, dando a oportunidade de uma disputa igualitária com outras alternativas.

A ABCP, além de ser referência técnica em pavimento de concreto para o TCU – Tribunal de Contas da União, passou a integrar a comissão de trabalho do DNIT, que tem como objetivo criar procedimentos técnicos e econômicos para definição das alternativas de pavimentação. A portaria que oficializou a comissão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de fevereiro e também inclui a criação de outra comissão, responsável pela revisão do  SICRO (Sistema de Custo Rodoviário) em pavimentação de concreto, considerando os novos procedimentos e equipamentos disponíveis no mercado.

A formação do grupo surgiu da necessidade de se estabelecerem diretrizes para o estudo comparativo entre as alternativas de pavimentação, levando em conta o tráfego, a capacidade de suporte, vida útil do pavimento e custo-benefício. A ABCP é a única entidade convidada a participar das duas comissões e está representada pelos engenheiros Ronaldo Vizzoni, Gerente de Infraestrutura, Marcos Dutra de Carvalho, Líder Especialista em Pavimentação e Fernando Cesar Crosara, Gerente Regional da ABCP Centro-Oeste. A comissão tem um prazo de 90 dias para incorporar os procedimentos definidos.

Tags:, , ,

Revoke Consent