IMPRENSA

19/05/2010IMPRENSA, Noticias, São Paulo

ABCP orienta construção de casas em concreto e PVC em São Luiz do Paraitinga

Meses depois das enchentes que arrasaram São Luiz do Paraitinga (178 km de São Paulo), a cidade começa a se reerguer com investimentos, principalmente na construção de habitações de interesse social. As obras das primeiras moradias estão sendo feitas com a ajuda da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) tem prestado orientação técnica durante a construção das casas, erguidas pelo sistema de paredes de concreto com fôrmas fixas de PVC.

De acordo com o gerente de Relações Institucionais da ABCP, Mario William Ésper, o sistema de Concreto/PVC foi escolhido por conta da necessidade de erguer as casas em tempo recorde para o uso da população de baixa renda que ficou desabrigada em função dos estragos causados pela chuva. “A ABCP está levando todo o seu conhecimento na construção de casas em concreto/PVC”, afirma.

Ésper explica que a associação busca auxiliar tecnicamente os casos em que o sistema tradicional racionalizado for o mais indicado. “Os sistemas industrializados são mais ágeis e atendem ao desafio de construir muitas casas em pouco tempo. Como este sistema de paredes monolíticas é formado por perfis leves de PVC, possibilita um encaixe simples e rápido dos módulos, preenchidos com concreto e aço estrutural. Neste modelo, os paineis de PVC atuam como fôrma, confinando o concreto que constitui a edificação sem precisar sobrepor blocos. Isso garante excelente acabamento interno e externo às paredes a moradia”, explica.

Entre as vantagens do sistema destacam-se a alta produtividade com equipes reduzidas, obra limpa, sem entulho e sem desperdício, controle dos materiais e custos, durabilidade dos materiais e facilidade de limpeza e manutenção no pós-uso. Somam-se a esses benefícios a elevada durabilidade e a baixa manutenção das edificações oferecidas pelo sistema construtivo concreto/ PVC.

Expertise em moradias populares

Um dos grandes focos da ABCP nos últimos 10 anos tem sido o desenvolvimento de programas de moradia voltados para classes menos privilegiadas e habitação de interesse social, que tenham projetos racionalizados, materiais de qualidade, boas condições de conforto e moradia, além de custo adequado. Para esse fim, a ABCP desenvolveu em 2001 o projeto Casa 1.0® (analogia ao carro 1.0), que tem como princípio básico construir moradias de qualidade a um custo acessível para a população de baixa renda. Hoje, nove anos após sua implantação, o projeto já permitiu a construção de cerca de 40 mil unidades habitacionais.

Tags:, , , ,

Revoke Consent