Banco de pautas

21/09/2011Banco de pautas, IMPRENSA

ABCP participa da 7ª edição da Construvale com projetos que integram a cadeia produtiva a soluções em desenvolvimento urbano

Os projetos desenvolvidos pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) na região do Vale do Paraíba ganham visibilidade de 22 a 25 de setembro, ocasião em que São José dos Campos sedia o maior evento da construção civil do interior do Estado, a Construvale. Durante a feira, o órgão técnico apresenta os projetos Soluções para Cidades, o PDE – Programa de Desenvolvimento Empresarial e a Comunidade da Construção, feitos em parceria com construtoras, fabricantes e prefeituras para a transferência de conhecimento técnico, adoção de melhores práticas e aprimoramento nas condições de urbanização e mobilidade dos municípios.

Em relação ao Soluções para Cidades, a atuação da ABCP promove ações de desenvolvimento urbano e apoio à implantação de programas de mobilidade, como os relacionados ao passeio público e à pavimentação rígida. Segundo o engenheiro Ricardo Moschetti, gerente da ABCP para o Estado de São Paulo, o programa orienta profissionais envolvidos em projetos de urbanização, bem como seus gestores. “Trabalhamos o ‘Desenho Universal’ como conceito de calçada segura para a padronização dos passeios públicos, de forma a oferecer acessibilidade e autonomia à população.”

Para a melhora na qualidade do produto final, a ABCP atua também junto à cadeia produtiva, fornecendo treinamento aos fabricantes de pré-fabricados e outros produtos à base de cimento. “Com uma grade bastante abrangente, o PDE propicia uma formação completa e atualizada dos fabricantes no que diz respeito a normas técnicas, gestão, tecnologia aplicada, administração financeira, desenvolvimento de novos produtos, entre outros assuntos relacionados ao dia a dia da fábrica, para produzir mais e melhor”, relata Moschetti. Em São José dos Campos já são 18 os fabricantes da cadeia produtiva que aderiram ao programa, buscando capacitação para implantar mudanças administrativas ou no chão de fábrica para ganhar competitividade e produzir com qualidade superior.
A “Comunidade da Construção”, por sua vez, busca integrar a cadeia produtiva para formação de um polo na região do Vale. Segundo Moschetti, o construtor deseja, cada vez mais, sistemas construtivos que atendam à realidade do mercado, que cumpram premissas fundamentais de racionalização, industrialização e qualidade. “Auxiliamos toda cadeia produtiva para que a demanda do mercado seja atendida dentro das exigências de competência e capacitação técnica que envolve o processo de produção”, afirma o engenheiro.

A ABCP pretende ampliar sua atuação na região do Vale do Paraíba, estendendo o apoio já dado às construtoras que utilizam sistemas à base de cimento e fabricantes de pré-fabricados às empresas que começam agora a dar os primeiros passos no processo de racionalização.

O público que visitar a Construvale poderá saber mais sobre os projetos da associação no estande da ABCP.

 

7ª Construvale

Data: 22 a 25/09/2011 Horários: Quinta a sexta-feira: das 14h às 22h - Sábado e Domingo: das 10h às 22h Local: Centro de Exposição do Vale Sul Shopping, Av. Andrômeda, 227 - Jd. Satélite São José dos Campos – SP Entrada franca Informações para a imprensa: Lide Soluções Integradas em Comunicação Natalia Fontão (11) 2711-1624/ natalia.fontao03@lide.com.br

Tags:, , , ,