IMPRENSA

15/06/2012IMPRENSA, Noticias, São Paulo

ABCP participa de evento da CNI na RIO+20

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) deu início a evento para aproximadamente 800 empresários, no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro, para apresentar documento inédito com os avanços na conservação do meio ambiente de 16 setores da indústria, responsáveis por 90% do PIB industrial. A ABCP participa do Encontro da Indústria para a Sustentabilidade e está representada por Renato Giusti, presidente da entidade, e Mario William Esper, gerente de relações institucionais.

O evento conta com a presença dos ministros das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, além da ex-primeira ministra da Noruega Gro Harlem, criadora do conceito de desenvolvimento sustentável, e o economista Dani Rodrick, professor da Universidade de Harvard.

O setor de cimento, por meio da ABCP, está presente no documento apresentado aos ministros pela CNI com as ações desenvolvidas na busca por uma produção cada vez mais sustentável. O setor se destaca em eficiência energética e, por meio do coprocessamento, utiliza resíduos (como pneus e biomassa) como combustível alternativo nos fornos de cimento.

A ministra do Meio Ambiente destacou como fundamental a atuação da indústria na agenda da sustentabilidade. “Estamos saindo do idealismo para o pragmatismo. Estamos numa nova fase de diálogo entre indústria, governo e sociedade. Para a perfeita inclusão da indústria na agenda da sustentabilidade, teremos de ser criativos, não só com as grandes corporações, como também com as pequenas e médias empresas”, frisou Izabella Teixeira.

Painéis

A ABCP participou de um painel setorial sobre preservação dos recursos naturais, mediado pelo jornalista William Waack. Junto a representantes dos setores do alumínio, energia elétrica, mineração, aço, petróleo e gás, Mario William Esper (ABCP) destacou o coprocessamento em fornos de cimento como umas das ações de contribuição da indústria para preservação de recursos naturais. O encontro teve ainda outros dois painéis: um sobre inclusão social e outro sobre inovação e pesquisa para a sustentabilidade.

Tags:, , , , , ,

Revoke Consent