IMPRENSA

31/10/2011IMPRENSA, Noticias, São Paulo

ABCP participa do Congresso de Educação em Engenharia

A disseminação dos sistemas construtivos à base de cimento para o público acadêmico é a base para criar e reforçar a cultura da utilização de edificações, artefatos e pavimentos feitos com concreto. Para isso, a ABCP conduz seu projeto Universidades, desenvolvendo anualmente ações de aproximação com instituições de ensino de todo o Brasil e interagindo diretamente com o corpo docente para que este seja o canal multiplicador para os alunos de engenharia civil e de arquitetura.

De modo a agilizar essa interação, a ABCP faz parte desde 2008 do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge), evento anual promovido pela Abenge (Associação Brasileira de Educação em Engenharia), entidade que congrega mais de 150 instituições de ensino em todo o Brasil. Tomam parte de cada encontro cerca de 600 profissionais acadêmicos, entre reitores, pró-reitores, coordenadores de áreas,  professores, pesquisadores e até mesmo estudantes e outros profissionais que atuam na área do ensino.

Em sua 39ª edição ocorrida em Blumenau-SC, em outubro de 2011, sob a organização da FURB, Universidade Regional de Blumenau, a ABCP, além de seu estande, foi convidada e promoveu um minicurso sobre o projeto Universidades, que recebeu o título: Formação e recapacitação de professores de escola de Engenharia (Civil): bases concretas à disposição das universidades. Dele tomaram parte representantes de 20 instituições de ensino, das quais três localizadas no sul do país – Pelotas-RS, Criciúma-SC e Rio do Sul-SC – já oficializaram o interesse na celebração de convênio para implementação do projeto, com a disciplina de pavimentos de concreto.

De acordo com o gerente de Comunicação da ABCP e coordenador do projeto Universidade, Hugo Rodrigues, “a parceria com as instituições de ensino pode ser feita de diversas formas, sendo que neste momento, estamos dando ênfase a ter espaço dentro da carga horária de disciplinas existentes e obrigatórias, de modo que todos os alunos recebam as informações sobre a tecnologia escolhida. O foco agora é a disseminação dos pavimentos de concreto, mas há escolas que desejam outros temas, como por exemplo alvenaria estrutural com blocos de concreto, que deverá já estar pronto para ser oferecido neste final de ano.”

 

Hugo Rodrigues, da ABCP

A presença da ABCP junto ao meio universitário sempre foi uma constante, pelas palestras em semanas de engenharia ou pela promoção de cursos, que se repetem a cada ano por intermédio dos escritórios e representações regionais da Associação.

O 40º Cobenge terá lugar em Belém-PA, em setembro de 2012, e a ABCP já foi convidada – e confirmou – a repetir o curso, e oferecer outro que trate especificamente dos pavimentos de concreto.

Saiba um pouco mais sobre o Projeto Universidades

O projeto Universidades da ABCP objetiva ofertar às escolas de Engenharia e Arquitetura informações sobre sistemas à base de cimento pouco ou não abordados na graduação, e que a cada dia estão mais presentes no mercado de trabalho. A materialização ocorre na forma de curso ministrado dentro da carga horária de matérias obrigatórias de cadeiras específicas ou integradas à disciplina, auxiliando assim na melhor formação e informação de alunos e professores. O compromisso e a continuidade da ação se oficializam com a assinatura de um protocolo “guarda-chuva” de intenções, que é acrescido de termos aditivos para cada tópico específico a ser desenvolvido. O material didático-instrucional do tema é elaborado e disponibilizado pela ABCP.

Tags:, , , ,

Revoke Consent