IMPRENSA

12/07/2012IMPRENSA, Minas Gerais, Noticias

ABCP promove ciclovias no Minascon

Para fomentar o debate sobre os desafios relacionados ao desenvolvimento de projetos cicloviário e de mobilidade urbana em Belo Horizonte, a ABCP MG promoveu um seminário, uma oficina e uma pedalada, nos dias 28 e 29 de junho. Estas ações fizeram parte da programação do Minascon 2012 e reuniram na capital mineira cerca de 80 pessoas, entre elas, ativistas, engenheiros e arquitetos.

Especialistas no assunto foram convidados a debater o tema. Palestrante e coordenador da oficina, o holandês Warner Vonk, diretor da Ifluxo Serviços de Consultoria em Transporte e Tráfego do Rio de Janeiro, compartilhou as experiências vivenciadas no sistema cicloviário da Holanda e do Rio de Janeiro e desafiou os participantes a buscarem soluções estratégicas e práticas que garantam maior acessibilidade ao uso das ciclovias de BH.

As vantagens do pavimento de concreto também fizeram parte da discussão. O concreto nas ciclovias oferece maior durabilidade, viabilidade econômica e segurança, devido aos menores riscos de aquaplanagem e surgimento de buracos na pista, além de facilitar na sinalização e percepção por parte dos motoristas e pedestres.

Racionalização

Na capital, a implantação de ciclovias é realidade, porém o uso da bicicleta como meio de transporte ainda é pequeno em relação ao seu potencial. De acordo com o Detran/MG, a frota de veículos da capital é de mais de 1,4 milhão de veículos, entre carros, motos, ônibus e caminhões, o que tem ocasionado constantes interrupções e engarrafamento do trânsito.

Especialistas dizem que a situação tende a piorar nos próximos anos, se não forem realizadas mudanças significativas no sistema de transporte. Atualmente, Belo Horizonte tem apenas 30 quilômetros de ciclovias implantadas e o BHTrans está desenvolvendo os projetos executivos para a implantação de cerca de 360   quilômetros de ciclovias até 2020.

Pós-evento

Os participantes destacaram a relevância em dar continuidade ao debate sobre cidades cicláveis. Além disso, a Regional MG da ABCP vai compilar e encaminhar para a BHTrans todas as ideias apresentadas durante a oficina.

Tags:, ,

Revoke Consent