IMPRENSA

12/05/2011IMPRENSA, Noticias, Sul

ABCP-Sul realiza workshop sobre Sistemas Construtivos à Base de Cimento

No mês de abril, foi realizado em Curitiba o workshop “Soluções para Programas Habitacionais: Sistemas Construtivos à Base de Cimento”. O evento, uma iniciativa da ABCP-Sul juntamente com o Sinduscon-PR, teve como principal objetivo apresentar as características de projetos e as recomendações para a construção dos sistemas à base de cimento para habitação.

O workshop marcou o inicio das ações da ABCP-Sul para 2011 no movimento Comunidade da Construção. Foram seis palestras apresentando uma visão geral do tema e a proposta de atuação da Comunidade da Construção em Curitiba, apresentada pelo engenheiro Alexsander Maschio, gerente da ABCP-Sul.

O evento contou com cerca de 90 pessoas, dentre elas o 2º vice-presidente administrativo do Sinduscon-PR, Euclésio Manoel Finatti, que afirmou enxergar a ABCP como o braço tecnológico da Construção Civil. Segundo ele, os eventos técnicos são muito importantes para o mercado, para que se tenha a normalização e a qualidade. “O apoio da ABCP nesse sentido é fundamental, pois ela é a principal detentora de conhecimento técnico”, afirmou Finatti. O engenheiro Ivanor Fantin Junior, do Sinduscon-PR, considera a parceria com a ABCP de suma importância. “O mercado da construção civil está aquecido e é relevante levar informações adequadas para as empresas que estão neste segmento. Com este projeto, é possível atingir projetistas, engenheiros, empresários e toda a cadeia produtiva da construção”. Ainda de acordo com Ivanor Fantin Junior, o bom uso das informações tecnológicas resulta em uso racional dos produtos, agregando valor aos trabalhos das empreiteiras.

Para Marcus Daniel F. dos Santos, consultor e um dos palestrantes da noite, a preocupação com a disseminação de informação sobre Alvenaria Estrutural vai ao encontro do que está sendo utilizado hoje. “Tanto em obras populares, quanto em construções de luxo, o custo de investimento para a adoção do sistema é significativamente baixo em relação a outros sistemas. Sempre digo aos estudantes de Engenharia que há uma grande possibilidade de eles construírem prédios utilizando a alvenaria estrutural”, completa Santos.

Mais do que uma oportunidade de troca de experiências técnicas, a Comunidade da Construção acaba permitindo também, segundo o fornecedor da Blocaus pré-moldados, Rogério Kffuri, uma troca de experiências comerciais. “O projeto e a continuidade dele também são muito importantes para o processo de reciclagem dos profissionais e das empresas participantes, pois contribuem para a atualização constante com relação aos sistemas e ao mercado”, finaliza.

Tags:

Revoke Consent