IMPRENSA

30/04/2010IMPRENSA, Norte/Nordeste, Noticias

Acesso do Porto de Pecém deve começar ainda em 2010

O início das obras de duplicação em concreto das rodovias BR-222 e BR-020 deve ocorrer ainda em 2010. Para garantir a qualidade do pavimento, profissionais do DNIT (órgão responsável pela obra) passaram por um treinamento intensivo com os especialistas da ABCP no final de 2009. As vias correspondem ao acesso ao Porto de Pecém e ao anel viário de Fortaleza, respectivamente. O curso com palestras e aulas práticas teve a participação de 42 profissionais e utilizou os laboratórios da Universidade Federal do Ceará (UFC). Estiveram presentes representantes do DNIT/CE, DER/CE, Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, universidades cearenses, empreiteiras e laboratórios locais.

A duplicação da BR-222 será executada numa extensão de 24 km entre os municípios cearenses de Caucaia e Pecém. Segundo Guedes Neto, superintendente do DNIT/CE, a duplicação será importante para o desenvolvimento do complexo portuário e também para a refinaria e a siderúrgica a serem instaladas na região do Portuário do Pecém. “As duas obras serão as primeiras pistas em concreto do Ceará. Elas são aguardadas ansiosamente por todos nós do DNIT e também pelos usuários, que já cobravam esse tipo de pavimento há tempos no Estado”, afirmou. De acordo com o gerente de Infraestrutura da ABCP, Ronaldo Vizzoni, o DNIT já solicitou que a ABCP ministre um novo curso. “Ainda este semestre, empresas, profissionais e construtoras, ou seja, todos os envolvidos na construção, farão o curso intensivo de execução de pavimento de concreto”, explica.

“O treinamento foi excelente, o pavimento de concreto é uma inovação que estamos implantando agora no Ceará em duas obras fundamentais para o desenvolvimento do Estado. A duplicação do anel viário de Fortaleza, em uma extensão de 32 km, dos quais a pista nova será toda em concreto, será a maior obra rodoviária dos últimos 25 anos no Ceará”.

Guedes Neto, superintendente do DNIT/CE

Tags:, ,

Revoke Consent