Sem categoria

02/06/2016Sem categoria

ACV-modular

 

A ABCP dedica-se, por meio de suas Áreas de Inovação e Sustentabilidade e de Qualidade, à Avaliação do Ciclo de Vida – Modular de blocos de concreto (ACV-m), metodologia de análise que leva em conta quatro vertentes: emissão de CO2 e consumo de energia, água e matérias-primas. Trinta e três fábricas de blocos de concreto participam do programa conduzido pela ABCP em parceria com BlocoBrasil.

Recentemente, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo passou a integrar o programa. O convênio com o IPT permitirá que as informações obtidas no estudo de ACV Modular sejam utilizadas na formação de um Inventário Brasileiro com base em dados primários e, portanto, coerente com a realidade nacional. O estudo já realizado, depois de submetido ao IPT, permitirá estimar melhor as faixas de incerteza de variação de cada item do inventário.

Posteriormente, as informações do ACV-m de blocos de concreto poderão ser utilizadas na elaboração de inventários de ciclo de vida de outros materiais de construção do Brasil, para submissão às bases de dados de ACV Ecoinvent (internacional) e SICV (nacional). Com isso, o setor de blocos de concreto será o primeiro setor da construção civil do país a ter suas informações de ACV validadas.

Tags:, , , ,

Revoke Consent