Arena Pernambuco terá alvenaria de vedação com bloco de concreto
Para cumprir as metas e os prazos da construção da Arena Pernambuco, na cidade de São Lourenço da Mata (PE), a Odebrecht Infraestrutura, construtora responsável pela obra, está trabalhando em ritmo acelerado. Além do estádio – projetado para 46 mil pessoas –, serão construídos um complexo residencial e espaços de comércio e de serviços.
Uma das novidades é que o projeto da obra contempla, agora, o uso da alvenaria de vedação com blocos de concreto. Há cerca de dois meses, foi decidido que as paredes divisórias de grande parte do estádio serão construídas com a tecnologia. O sistema construtivo será aplicado, entre outros locais, nas arquibancadas, na lanchonete e na sala de imprensa.
De acordo com Carol Gomes, engenheira da equipe de Projetos da Odebrecht, o menor custo da implantação e o melhor acabamento oferecido pelos blocos de concreto foram fatores determinantes para sua escolha. “Como boa parte das áreas técnicas na arena terá os blocos de alvenaria aparente, o bloco de concreto aparece como uma solução mais agradável de leitura pela homogeneidade gerada pela sua superfície lisa e de panos maiores”, afirmou Carol Gomes.
ABCP
O processo de escolha da alvenaria de vedação com blocos de concreto teve início em abril de 2011, quando a Odebrecht convidou a ABCP para uma reunião. Na ocasião, a construtora convidou o gerente da ABCP NNE, Eduardo Moraes, e a engenheira Emanuelle Falcão, para apresentarem os sistemas à base de cimento que seriam vantajosos para o empreendimento. A convite da Associação, o engenheiro Angelo Just, da consultoria Tecomat, também participou do encontro, mostrando diversos projetos que exemplificavam a viabilidade do uso do concreto na Arena Pernambuco. “A alvenaria será executada a partir de um projeto para produção racionalizada, com famílias de dimensões padronizadas, a fim de reduzir perdas e aumentar a produtividade dos serviços”, explicou Just.
Para Eduardo Moraes, a escolha da alvenaria de vedação com blocos de concreto na construção da Arena Pernambuco aumenta a visibilidade do sistema no Nordeste. “Essa tecnologia traz muitas vantagens para as obras e, felizmente, a cultura do bloco de concreto está sendo bem assimilada na região. Há cerca de cinco anos praticamente não se utilizava o sistema, mas, hoje, ele é visto em todas as obras de grande porte. Nas residências, já estamos atingindo o índice de 40% das construções com alvenaria de vedação”, explicou.