IMPRENSA

29/04/2010IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Aula inaugural no curso Arkhi-Arquiteto (Arquiteto+)

Coube à ABCP – na manhã do segundo sábado de março – a aula inaugural do curso de extensão Arkhi-Arquiteto (Arquiteto+), Sistemas Construtivos: Processos, Materiais e Produto, fruto do convênio firmado entre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, a ABCP e outras quatro entidades, representando cinco diferentes materiais de construção.

Como o objetivo principal do curso é mostrar aos estudantes e profissionais de arquitetura como aplicar os sistemas construtivos à base de cimento, a aula inaugural já contou com o apoio e envolvimento da BlocoBrasil (entidade dos blocos de concreto) e da ABCIC (entidade dos pré-fabricados de concreto), cabendo a cada uma das 3 entidades se apresentar institucionalmente, de modo a permitir pronto e direto acesso dos interessados a elas.

O renomado arquiteto Sidônio Porto, convidado da ABCP, falou para os 55 estudantes e profissionais presentes sobre a importância da industrialização das construções com o emprego dos blocos e pré-fabricados de concreto. Exemplares do livro “Um intérprete do seu tempo”, recém-lançado pelo arquiteto e que apresenta suas obras em concreto moldado in loco e com pré-fabricados, foram sorteados na aula.

A relação entidade-escola desenhada neste convênio cria um componente importante para a formação de arquitetos, que está na transmissão de conhecimentos que possibilitem a escolha criteriosa dos sistemas construtivos e a gestão de suas aplicações com qualidade e economia. Além disso, atenua a distância entre o profissional formado pela escola e o profissional que o mercado realmente necessita.

A próxima aula sob a responsabilidade da ABCP ocorre em 15/05/2010, terceiro sábado do mês, e tratará do insumo cimento portland e do material concreto.

Visita à ABCP
Na segunda semana de abril, dirigentes e professores da Faculdade Belas Artes reuniram-se com a Presidência da ABCP, em visita às instalações da Associação. Maria Lucia Gomes Cardim, sócia e diretora do Centro Universitário, foi acompanhada do engenheiro e arquiteto Soriedem Rodrigues (relações institucionais do Centro), do arquiteto Turguenev Oliveira (coordenador do Curso de Arquitetura) e dos professores Antonio Rodrigues Neto  (projetos de arquitetura, urbanos e acessibilidade) e Marco Aurélio Alves de Oliveira (topografia e ecologia). Na oportunidade, os visitantes conheceram a forma de atuação da ABCP e seus projetos, identificando outros temas de interesse mútuo para o futuro.

Tags:, ,

Revoke Consent