Noticias

29/12/2010Noticias, São Paulo

Aulas da ABCP comemoram o Dia do Arquiteto e do Engenheiro

No dia 11 de dezembro comemora-se o Dia do Arquiteto e do Engenheiro. Neste ano, a data aconteceu em um sábado, justamente no dia em que a ABCP fazia sua última aula do semestre do Curso de Sistemas Construtivos: Processos, Materiais e Produto do programa de extensão Arkhi-Arquiteto (Arquiteto+), fruto do convênio firmado entre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, a ABCP e outras quatro entidades, representando cinco diferentes materiais de construção.

Na oportunidade, para concluir com “chave de ouro” o tema dedicado ao emprego da alvenaria estrutural com blocos de concreto nas habitações de interesse social, cujas aulas foram todas conduzidas pelo renomado arquiteto Carlos Alberto Tauil, da BlocoBrasil  (associação dos fabricantes de blocos), a ABCP convidou Yuri Vital, talentoso arquiteto paulista de 29 anos, para apresentar seu projeto Condomínio Box Houses, todo construído com o mesmo sistema, projeto esse premiado nacional (IAB-SP) e internacionalmente. A edição 35, de julho de 2010 da revista Prisma, Soluções Construtivas com pré-moldados de concreto, trouxe em suas páginas 35 a 38 uma reportagem completa sobre o empreendimento.

Além do bolo com velinhas, da entrega de presentes e do sorteio de brindes, para comemorar a data, a presença do jovem arquiteto trouxe grande incentivo aos alunos que em breve estarão atuando no mercado.

Dando continuidade à comemoração, na segunda feira, dia 13, no campus da Universidade do Estado da Bahia, Uneb, em Salvador, a ABCP fez a palestra inaugural do curso de pavimentos de concreto para estudantes de engenharia, fruto do convênio entre Uneb e ABCP no âmbito do projeto Universidades, da Associação, projeto esse que também acolhe as Belas Artes.

Ministrado pelos profissionais da Gerência de Infraestrutura da ABCP e seu Núcleo de Pavimentação, o curso, com 16 horas, teve a participação de 45 alunos, dentre eles dois professores que estarão incumbidos de transmitir todo esse conhecimento para as turmas subsequentes de estudantes de engenharia civil.

Hugo Rodrigues, gerente de Comunicação da ABCP e coordenador do projeto Universidades, destacou na palestra inaugural que a BR-101 NE, maior rodovia em concreto em execução atualmente no mundo (1.057 km de extensão), ingressará em breve no Estado da Bahia e alcançará Salvador. Esse fato demandará profissionais que venham a atuar no rodoviarismo e, mais especificamente, com pavimentação em concreto, constituindo-se em oportunidade para aqueles jovens que tomam parte do curso.

Saiba mais

O projeto Universidades da ABCP objetiva ofertar às escolas de engenharia e arquitetura informações sobre sistemas à base de cimento pouco ou não abordados na graduação, e que a cada dia estão mais presentes no mercado de trabalho. A materialização ocorre na forma de curso ministrado dentro da carga horária de matérias obrigatórias de cadeiras específicas ou integradas a disciplina, auxiliando assim na melhor formação e informação de alunos e professores. O compromisso e continuidade da ação se oficializam com a assinatura de um protocolo “guarda-chuva” de intenções, que é acrescido de termos aditivos para cada tópico específico a ser desenvolvido. O material didático-instrucional do tema é elaborado e disponibilizado pela ABCP.

Tags:, , , ,

Revoke Consent