Autoridades prestigiam Fórum de Mudanças Climáticas e Coprocessamento
Cerca de 80 pessoas prestigiaram o 7º Fórum de Mudanças Climáticas e Coprocessamento, promovido de 17 a 20 de outubro, em São Paulo, pela Federação Interamericana do Cimento (Ficem), em parceria com a ABCP e o SNIC. A agenda do evento teve conferências de representantes do Governo Federal e de entidades nacionais representativas no que tange às mudanças climáticas e a queima de resíduos em fornos de cimento.
Hoja de Ruta
Entre os assuntos abordados no evento, e na linha do que está sendo desenvolvido pelo projeto Roadmap Brasil, a Ficem anunciou que vai fazer um mapeamento tecnológico da indústria cimenteira da América Latina, nomeado de Hoja de Ruta FICEM.
O evento foi marcado pela forte participação de representantes da indústria e autoridades de entidades ambientais da América Latina. Entre os palestrantes brasileiros, o presidente da Fapesp, José Goldenberg, no papel de coordenador do Roadmap Brasil, apresentou a evolução dos trabalhos do mapeamento tecnológico da indústria de cimento. No mesmo painel, o representante do Departamento de Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcos Vinicius Cantarino, falou como a indústria brasileira está se adequando em relação ao acordo de Paris. Já o gerente de Relações Institucionais da ABCP, Mario William, apresentou um panorama nacional do coprocessamento.
O Governo Federal também marcou presença com as palestras da diretora de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Letícia Reis de Carvalho, da secretária de Políticas, Programas de Investigação e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Danielly Santana Moleta, e também da diretora de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Maria Faria Veloso.
O fórum contou ainda com palestras de representantes da Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Cetesb.
O presidente da ABCP, Renato Giusti, e a diretora executiva da Ficem, Maria José Garcia, fizeram a abertura do evento. O fechamento ficou por conta de uma visita à fábrica da Votorantim Cimentos e à empresa de “blendagem” Resicontrol, do Grupo Estre, ambas em Sorocaba-SP.