IMPRENSA

02/08/2021IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Baixa produtividade e falhas tecnológicas são os principais gargalos do setor de construção

Hub de inovação e construção digital (hubIC) surge como alternativa para melhoria de cenário apontado pelo McKinsey Global Institute

Foto: Divulgação

A construção civil tem se caracterizado pela baixa produtividade – estando muito atrás do setor de manufatura e da economia como um todo. Um estudo feito pela McKinsey avaliou 100 megaprojetos no país para identificar os gargalos que impedem a construção civil brasileira de alcançar níveis de produtividade semelhantes aos de países mais desenvolvidos. De acordo com o levantamento, 80% deles tiveram aumento de custo e atrasos de quase 20 meses no cronograma de entrega da obra.

A boa notícia é que o ponto de inflexão parece ter chegado graças à digitalização. E o projeto hubiC, primeiro espaço cooperativo de inovação e construção digital de base industrial do Brasil, surge como uma alternativa eficiente na reversão desse cenário. Resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Escola Politécnica (Poli) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a plataforma é uma iniciativa inédita que une o mercado a favor do desenvolvimento de P,D&I – pesquisa, do desenvolvimento e da inovação.

Veja como a imprensa abordou o tema:

>> PiniWeb

>> InfraRoi

>> Revista Nacional da Tecnologia da Inovação

>> Hub Imobiliário

 

Tags:, ,

Revoke Consent