Aplicações

22/12/2009Aplicações

Barragens

Barragem é toda estrutura construída transversalmente a um rio com a finalidade de obter a elevação do nível de água ou criar um reservatório de acumulação, seja para regulação de vazões, abastecimento, geração de energia, recreação ou outro fim.

As barragens podem ser classificadas pelos materiais empregados em sua construção. Alternativas como pedra argamassada e concreto ciclópico, muito usadas no passado, estão praticamente em desuso. Em seu lugar, e para atender às atuais obras de grandes dimensões, os materiais básicos mais usados são a argila compactada (barragem de terra), rochas britadas compactadas (enrocamento) e concreto.

Barragens de Concreto
O uso de concreto na construção de barragens iniciou-se ainda no final do século XIX, motivado pela garantia de maior durabilidade oferecida pelo material. O sistema é empregado tanto nas estruturas do circuito de geração (tomada d´água e cada de força) quanto nos vertedouros. O desenvolvimento da tecnologia do concreto na construção de barragens resultou numa tecnologia chamada Concreto Compactado com Rolo (CCR), que já possui inúmeros exemplos de obras no Brasil e no exterior.

Tags:,

Revoke Consent