IMPRENSA

04/05/2015IMPRENSA, Noticias, São Paulo

BIM na pauta da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara

Com o objetivo de conhecer o Sistema Unificado do Processo de Obras adotado pelo Exército Brasileiro a partir da metodologia de trabalho do Building Information Modeling, conhecido como BIM, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara (CDU), deputado Julio Lopes (PP-RJ), e o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA) se reuniram no dia 29 de abril, em Brasília, com o chefe de Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, general Joaquim Maia Brandão, e com os diretores coronel Lück e coronel Eschiletti. A reunião foi intermediada pelo movimento “Compete Brasil”, da Fiesp, coordenado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), e neste ato representado pelo diretor de Relações Institucionais Associação, Mário William Esper.

Durante o encontro foi apresentada aos parlamentares toda a tecnologia utilizada pelo departamento de engenharia do Exército para aperfeiçoar e melhor qualificar as obras efetivadas no âmbito militar. Para Julio Lopes, o projeto, que envolve toda a cadeia produtiva, tem “evidentes os potenciais benefícios que a tecnologia pode trazer aos empreendimentos, em todas as fases, dos primeiros estudos até a operação, passando pelo detalhamento do projeto e sua construção”, afirmou.

Lopes disse ainda que vai propor ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que o modelo de elaboração e gestão de projetos utilizado pelo Exército seja aplicado ao Programa Minha Casa, Minha Vida. “Precisamos fazer um encontro de sistemas para avançarmos na gestão de um programa tão importante como o Minha Casa Minha Vida”, disse.

O general Brandão destacou a importância do projeto desenvolvido em parceria com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e colocou o Departamento de Construção à disposição da CDU para o compartilhar informações. “Tudo que nós estamos fazendo e que representa economicidade nas obras públicas temos obrigação de oferecer e compartilhar”, disse.

Para o deputado Hildo Rocha, o Exército apresentou excelência no modelo de gestão. “Com o modelo de gestão utilizado pelo Exército vimos que é possível economizar não só na execução de obras de infraestrutura, mas também na manutenção dos prédio públicos”, afirmou.

Tags:, , , , , ,

Revoke Consent