IMPRENSA

22/09/2011IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Brasil sedia o 27º Congresso Técnico FICEM-APCAC

De 5 a 8 de setembro, São Paulo foi sede de debates e apresentações sobre fabricação de cimento, durante a realização do 27º Congresso Técnico FICEM-APCAC, realizado pela Federación Interamericana del Cemento, com o apoio da ABCP e do SNIC. O evento reuniu 324 profissionais de cerca de 25 países, número nunca antes alcançado, sendo a primeira vez que este congresso deixa a região do Caribe e é realizado num país da América Latina.

O congresso contou também com uma área de exposição com 50 fornecedores de serviços e equipamentos de última tecnologia.

O evento promoveu o intercâmbio de experiências e iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável da indústria cimenteira, destacando sua efetiva contribuição para com o ambiente. Para isso foram realizadas 37 palestras distribuídas entre produtores de cimento e fornecedores da indústria e 2 visitas técnicas, uma delas à sede da ABCP, para conhecer os laboratórios e instalações da Associação.

Há muito a indústria cimenteira do Brasil não contava com um evento sobre processo de fabricação dessa magnitude e os participantes saíram satisfeitos e impressionados, sobretudo com a visita aos laboratórios da ABCP, e com as apresentações sobre coprocessamento e mudanças climáticas feitas durante a visita.

O reconhecimento à ABCP também aconteceu nas palestras realizadas no Congresso. O responsável pelos Laboratórios da Associação, geólogo Arnaldo Battagin, ministrou a palestra “Inovações de Cimentos Portland e Novos Ligantes”, eleita entre os participantes como a melhor palestra do evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Visita aos Laboratórios da ABCP

Sobre a Ficem

Apoiado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e pelo Sindicato Nacional das Indústrias de Cimento (SNIC), o evento é organizado pela Federación Interamericana del Cemento (FICEM), reúne e representa as maiores empresas e institutos de cimento de 25 países da América Latina, além de Portugal e Espanha, englobando 42 grupos cimenteiros, 75 companhias produtoras de cimento e 221 plantas produtoras de cimento. Juntas, são responsáveis pela produção de 156 milhões de toneladas/ano, o equivalente a 5,3% da produção mundial, excluindo a China. Participam da Ficem a ABCP e o SNIC, sendo este último o sócio oficial e co-mantenedor.

Tags:

Revoke Consent