Calçada Acessível
Com apoio da ABCP e Firjan, Nova Friburgo estuda adoção de novas tecnologias em ciclovia
O Programa Calçada Acessível, parceria entre a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e a ABCP, realizou uma nova ação, desta vez no município de Nova Friburgo-RJ. Uma comitiva do programa – composta por Eduardo D’Ávila, gerente da ABCP no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Gustavo Sarruf, presidente do Sinduscon CN (Centro Norte), Joel Wermelinger Araújo, da empresa Pedrinco, parceiro do PDE (Programa de Desenvolvimento Empresarial), e Carlos Eduardo de Lima, gerente da Firjan – esteve reunida com o prefeito Renato Bravo e secretários municipais com o objetivo de conhecer com mais detalhes os projetos municipais e a adoção dos conceitos do programa pelo município fluminense.
Reunião com equipe técnica da Prefeitura de Nova Friburgo
No encontro, o grupo debateu a proposta de aplicação de duas tecnologias para a obra da ciclovia que o município pretende construir no centro da cidade, com trechos em frente à sede da prefeitura e na estação rodoviária. A proposta é de que um trecho seja executado com pavimento permeável (blocos intertravados de concreto) e outro com concreto que brilha no escuro (foto abaixo), o que seria a primeira experiência no Brasil com essa tecnologia. Os dois trechos previstos totalizam 7 km de extensão e serão realizados nos moldes do Manual de Calçada Acessível elaborado pela prefeitura. A publicação está praticamente concluída e a lei que regulamenta sua aplicação encontra-se em fase de elaboração.
Ciclovia holandesa que brilha no escuro
Teresópolis
A Prefeitura de Teresópolis também está avançando com ações do programa. A equipe municipal está concluindo a elaboração de sua cartilha e solicitou autorização da ABCP para usar o Guia de Calçadas desenvolvido pela associação para estimular os munícipes a melhorarem a acessibilidade diante de suas propriedades. A próxima etapa será a apresentação da publicação ao prefeito e do projeto de lei à Câmara de Vereadores. A prefeitura também se interessou em estudar a viabilidade do pavimento de concreto na recuperação de suas ruas e avenida principal, onde será aplicada a maior parte dos investimentos em infraestrutura do município.
Sobre o Programa Calçada Acessível
O Programa Calçada Acessível, parceria Firjan-ABCP, foi criado em 2010 no Rio de Janeiro e tem como objetivo padronizar as calçadas e torná-las mais acessíveis. Contou em 2018 com 26 parceiros e está sendo implantado em 34 municípios do Estado. As ações do programa incluem:
- Capacitação de técnicos e treinamento da mão de obra
- Assistência técnica nos projetos urbanos dos municípios
- Levantamento de informações sobre projetos e obras
- Orientação para a elaboração de manuais e folder de calçadas