Noticias

29/12/2010Noticias, Rio de Janeiro/Espírito Santo

Cantagalo: evento envolve comunidade e autoridades em busca de soluções sustentáveis

No período de 2 a 5 de dezembro de 2010, com o apoio da Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a ABCP, as unidades industriais da Holcim, Lafarge e Votorantim localizadas na região de Cantagalo e as Prefeituras Municipais de Cantagalo, Cordeiro e Macuco realizaram a 2ª Feira de Desenvolvimento Sustentável da Região Centro-Norte Fluminense.

O objetivo do evento, assim como foi a primeira edição realizada em 2007, é promover as práticas do desenvolvimento sustentável e disseminá-las para a população dos municípios. Para isso, foram relizadas atividades nas áreas de educação ambiental, saúde e bem-estar.

A feira foi dividida em três grandes ações. A primeira, de cunho institucional, reuniu no dia 3 empresários, lideranças políticas da região e do Estado, dirigentes de indústria e de entidades representativas e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para a assinatura de quatro importantes pré-acordos envolvendo os governos municipais da região, a Firjan e a indústria de cimento local, representada pela ABCP.

O encontro teve a participação do deputado André Correa (PPS-RJ), que em seu discurso reforçou o excelente trabalho desenvolvido pelas indústrias cimenteiras do Polo de Cantagalo, destacando a importância da responsabilidade social e ambiental que as indústrias possuem com a região e com as comunidades locais. Ressaltou que as indústrias estão abertas para dar as informações que esclareçam as dúvidas existentes, condenando todo e qualquer jogo de interesse político. Em outro momento, Walfrido Ataide, assessor parlamentar da Câmara dos Deputados e consultor na elaboração do texto da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tratou dos assuntos dessa política que impactam diretamente os municípios no que se refere a aterros, coleta seletiva e outros aspectos, lembrando dos prazos de adequação de cada cidade às suas diretrizes.

A segunda atividade foi direcionada à rede de ensino através do 2º Concurso Escolar sobre Desenvolvimento Sustentável, cujo tema foi Coleta Seletiva e Reciclagem do Lixo, premiando os melhores trabalhos dos alunos dos cursos de educação infantil à 9ª série do ensino fundamental das escolas estaduais, municipais e particulares de Cantagalo, Cordeiro e Macuco. No total, o concurso envolveu 10.000 estudantes de cerca de 50 escolas, que encaminharam 4.000 trabalhos, dos quais cerca de 250 foram selecionados, premiando 15 estudantes, 15 professores orientadores e 11 escolas. A cerimônia de premiação foi vibrante e reuniu mais de 300 pessoas, entre crianças, familiares, professores e sociedade, todos emocionados com o concurso e com o reconhecimento.

A última etapa destinada diretamente à população, com ações nas áreas de saúde e bem-estar, contou também com o programa de educação alimentar do SESI, Cozinha Brasil. Na área de saúde, as ações tiveram início com a palestra do dr. Flavio Zambrone, renomado especialista em toxologia, para cerca de 180 profissionais da saúde dos três municípios. Em seguida, o evento ofereceu gratuitamente à população da região orientação médica, consultas e exames em mais de 15 especialidades. Estas atividades tiveram a parceria das Secretarias Municipais de Saúde dos três municípios, do SESI e da Firjan e foram desenvolvidas simultaneamente nos três municípios, em um único dia, das 8h às 17h, envolvendo mais de 300 profissionais de saúde. O destaque do evento ficou por conta do exame de acuidade visual, que teve grande procura entre os presentes.

Além de um anúncio da feira, o Jornal da Região, em suas edições 1.113 e  1.114 (período de 25/11 a 08/12), destacou amplamente a atividade através de um caderno especial e de várias reportagens e entrevistas com o gerente de Relações Institucionais da ABCP e coordenador da ação no local, Mário William Esper.

As manifestações dos dirigentes das indústrias locais comprovaram o êxito desta segunda edição da feira, deixando novos desafios a serem enfrentados desde já e que serão objeto de reuniões futuras, como:

  • Promover a 3ª edição da feira em 2011
  • Cuidar do aparelhamento dos hospitais da região e da reforma do hemocentro do município de Cordeiro
  • Auxiliar as prefeituras dos municípios da região no entendimento e  adequação à PNRS

Tags:, , , , , , ,