Capacitação movimenta participação da ABCP no Concrete Show 2015
O presidente da ABCP, Renato Giusti, em entrevista para a imprensa
Pelo nono ano consecutivo, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) marca presença no Concrete Show South America, feira de negócios sobre sistemas, produtos e serviços da construção que emprega cimento e concreto, que aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de agosto e que reuniu mais de 30 mil pessoas, no São Paulo Expo Center, antigo Centro de Exposições Imigrantes. Com o foco em capacitação e aprimoramento da mão de obra, a ABCP envolveu em suas atividades durante o evento cerca de 1.200 profissionais, que participaram dos cursos, seminários e palestras promovidos pela entidade.
Maratona
Em apenas três dias, a ABCP cumpriu uma agenda que contemplou dois cursos, quatro seminários e 36 minipalestras gratuitas, ou seja, uma maratona de conteúdo técnico preparado e disponibilizado para profissionais e estudantes da construção civil.
Na programação do Concrete Congress, a ABCP, por meio da Comunidade da Construção, preparou dois cursos com foco na melhoria do desempenho das edificações: O curso “Uso, Manutenção e Operação das Edificações à Luz da Norma de Desempenho”, que aconteceu no dia 27 de agosto, foi ministrado pela consultora do Sinduscon/ES, arquiteta e urbanista Lilian Araújo. E o curso “Análise Técnica e Econômica do Sistema de Revestimento de Argamassa”, que a ABCP promoveu no dia 28 de agosto, e que foi ministrado pela consultora e engenheira Elza Nakakura, que apresentou as principais variáveis técnicas e econômicas para a escolha do revestimento de argamassa.
Para os seminários, a ABCP reuniu cases e expertises em infraestrutura, norma de desempenho, artefatos de concreto e pavimentação, apresentados por profissionais renomados do setor. Foram quatro seminários para esta edição do Concrete Show, com os seguintes temas: “Infraestrutura em concreto: aplicações inovadoras e desafiadoras” (dia 26), Desempenho das edificações: NBR 15575/2013 (dia 27), Programa de Desenvolvimento da Indústria de Artefatos no Brasil (dia 27) e o Seminário Pavimento de Concreto, (dia 28), com destaque para este último, que foi destinado aos estudantes e reuniu mais de uma centena de alunos dos cursos de Engenharia Civil de todo Brasil.
Concrespaço
Além de um ponto de encontro da feira, com cerca de 300 metros quadrados, o estande da ABCP – que há 4 anos leva o nome de Concrespaço e reúne cerca de 30 entidades parceiras da cadeia –, não passou mais uma vez despercebido. Além da área de convivência, quem passou pelo espaço pode ver três salas de vidro: uma transformada em estúdio da TV Sinduscon SP e outras duas onde aconteceram as Rodadas de ConheCIMENTO, ou seja, 36 palestras gratuitas de 20 minutos – 18 por sala e simultâneas – sobre temas diversos de interesse dos visitantes da feira. Ao todo, perto de mil pessoas assistiram às palestras express.
Passaram pelo estande da ABCP caravanas de profissionais e estudantes de várias cidades, tais como: Assis (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Cascavel (PR), São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT) e Recife (PE). Algumas destas, inclusive, organizadas pela própria ABCP.
Ao vivo
No estúdio da TV Sinduscon, a equipe de jornalistas da entidade pode entrevistar diversas personalidades presentes na feira, além de especialistas renomados no mercado. Entre eles, profissionais da própria ABCP, como o presidente, Renato Giusti, o diretor de Relações Institucionais, Mario William Esper, o gerente do escritório Regional Centro-Oeste da ABCP, Fernando Crosara, e o gerente do escritório Regional Sul da ABCP, Alex Maschio. Foram cerca de 50 entrevistas em três dias de evento. As entrevistas serão transmitidas no canal da TV Sinduscon SP no YouTube. A ABCP é uma das entidades oferecedoras do Concrete Show e está presente na feira desde a primeira edição, realizada em 2007.
Concrete Show
Segundo maior evento do mundo e primeiro na América Latina sobre tecnologia e soluções para a construção civil e para a cadeia produtiva do concreto, o Concrete Show South America 2015 reuniu mais de 600 marcas expositoras nacionais e internacionais de 150 segmentos distintos. Este ano, o evento teve foco no fomento às soluções que viabilizam o aumento da produtividade e a redução de custos na construção. Promovida pela UBM Brazil e com apoio maciço da ABCP e Abesc, a edição 2015 do evento recebeu mais de 30 mil visitantes profissionais no São Paulo Expo Center, antigo Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Simultaneamente à feira aconteceu o 9º Concrete Congress, que promoveu cursos e seminários focados em temas ligados à produtividade, inovação tecnológica, normalização e qualidade, tecnologia do concreto, sustentabilidade e infraestrutura.