IMPRENSA

21/06/2010IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania

Com o objetivo de conscientizar a sociedade em relação à consolidação de políticas públicas que contemplem os direitos de pessoas com deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa Física com Deficiência de São Paulo desenvolveu a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania. A caravana, que até agosto passará por dez municípios do Estado de São Paulo, conta com a parceria da ABCP.

Em abril e maio, a Associação participou do evento em Jaú, Ribeirão Preto e Sorocaba. Durante os encontros com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e gestores públicos são abordados temas como desenho universal, empregabilidade, paradesporto, cidadania, valorização do voto e acessibilidade. Neste último tema, a caravana discute a definição das rotas estratégicas de acessibilidade nas calçadas dos municípios.

Nessa oportunidade, a ABCP leva ao conhecimento dos gestores públicos o programa Soluções para Cidades, que tem foco na questão do Passeio Público, apresentando informações sobre os tipos de pavimentos que garantem a qualidade e o atendimento à regulamentação municipal na construção e reforma de calçadas.

Para Ricardo Moschetti, gerente regional da ABCP em São Paulo, “a caravana da acessibilidade é a extensão de um trabalho que teve início em 2005, quando a Prefeitura paulistana, em parceria com a ABCP, desenvolveu o Programa Passeio Livre, que promove até hoje o conceito de passeios públicos seguros e acessíveis à população”, explica. “A caravana permite que esse programa se estenda às demais cidades de São Paulo”, complementa.

Tags:, , , ,

Revoke Consent