IMPRENSA

21/06/2022IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Catálogo de artefatos de Concreto promete ser o ponto de encontro do setor

O objetivo de organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade das edificações e a modernização produtiva fez com que há 30 anos os setores público e privado trabalhassem juntos na criação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), ligado Ministério do Desenvolvimento Regional.

A preocupação com o aprimoramento do desempenho dos produtos à base de cimento utilizados no mercado fez com que o setor – tendo na Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) sua referência – buscasse formas de fomentar sistemas construtivos eficientes e de qualidade.

Dessa forma, há mais de 20 anos, participa a ABCP, por meio de sua área de certificação, do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) do PBQP-h, através do PSQ de Cimento Portland, como entidade mantenedora e gestora técnica, oferecendo Selos da Qualidade para Cimento Portland. É também, dentro do PSQ de Blocos de Concreto e Peças de Concreto para Pavimentação entidade gestora técnica, estendendo sua atuação na concessão de Selos da Qualidade para pavimentos permeáveis e placas de substrato padrão. Atualmente, estão em franco desenvolvimento, as ações para concessão de Selo da Qualidade para Tubo de Concreto e status de Laboratório Institucional do Programa Setorial da Qualidade de Argamassas Colantes.

Em paralelo à certificação, atenta à necessidade de modernização dos processos de produção e da melhoria da gestão das empresas de artefatos, foi criado em parceria com o SEBRAE, o Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE). Ao longo de 14 anos foram mais de 600 empresas, em 14 Estados e Distrito Federal, impactadas com ações que estimularam a inovação, a sustentabilidade, a competitividade e ampliação de mercado.

O trabalho de fortalecimento das empresas do segmento deu origem a novos desafios. O Catálogo de Artefatos de Concreto faz parte deles – apresentar ao mercado a multiplicidade e versatilidade de produtos, construir pontes entre os fabricantes e especificadores – poder público, construtoras, projetistas – de forma a identificar as demandas para a construção de cidades melhores.

Esse documento materializa a diversidade de produtos que já são fabricados no Brasil e que podem atender demandas de infraestrutura, edificações e design. Mais do que listar produtos, estamos contribuindo para que fabricantes e clientes conversem sobre as inúmeras possibilidades de desenvolvimento de soluções que essa indústria pode entregar.

Iniciativa: ABCP e Mundo Concreto.

Patrocínio: Apodi, Forma Forte e Intercement.

Parceiros: ABNT, ABRASPLAC, Abilaje, ABTC, Bloco Brasil, CREA GO, PDE, Sinaprocim e Sinprocim BA.

Acesse aqui o Catálogo gratuitamente.

Tags:,

Revoke Consent