IMPRENSA

01/03/2013IMPRENSA, Noticias, Sul

Cidades Cicláveis foi tema em Porto Alegre (RS)

Para fomentar o diálogo, a melhoria da mobilidade urbana e a troca de experiências, a ABCP/Sul realizou em 2012 ações de promoção das ciclovias e da bicicleta como meio de transporte e que levam consigo, o projeto Soluções para Cidades. Na metade do ano foi realizada a mesa redonda “Cidades Cicláveis – O que fazer para Porto Alegre se tornar uma cidade ciclável”. O evento foi coordenado por Erika Mota e dele participaram onze profissionais ligados ao tema.

A oportunidade foi uma preparação para o “1º Seminário Cidades Cicláveis” que aconteceu no dia 4 de dezembro. De acordo com Annie D. Facó, urbanista e assessora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro, o tema gera uma discussão acirrada quando as atenções se voltam para a questão da mobilidade urbana. “O evento foi bem sucedido não somente em organização como também pela diversidade de cidades convidadas e com características urbanísticas bem diferentes, mas com desafios similares a enfrentar”, afirma Annie.

No seminário estiveram presentes os representantes de três municípios, os quais apresentaram seus planos e programas. Além da participação de Alexsander Maschio, gerente Regional da ABCP/Sul, que discorreu sobre o “Programa Soluções para Cidades”, o evento contou com a participação do arquiteto Luis Augusto King, da Prefeitura Municipal de Pelotas, que falou sobre a “Circulação urbana e o uso do espaço público – um debate necessário em Pelotas”, do arquiteto Régulo Ferrari, do EPTC – Porto Alegre, que levou o “Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre” e com a administradora e urbanista Annie D. Facó, que explanou sobre o programa “Rio Capital Nacional da Bicicleta”. O seminário contou com um público total de 40 participantes entre engenheiros, representantes municipais, estudantes, cicloativistas e demais interessados no tema.

Tags:,

Revoke Consent