O cimento portland é um dos materiais de construção mais consumidos pelo homem. Isso se deve às suas características peculiares, como trabalhabilidade e moldabilidade, que conferem a argamassas e concretos alta durabilidade e resistência a cargas e ao fogo. Além disso, o material resulta do processamento de matérias-primas abundantes em todo o planeta.
Versátil, o cimento pode ser empregado tanto em peças de mobiliário urbano como em grandes barragens, estradas, edificações, pontes, tubos de concreto e telhados.
Pode ser até matéria-prima para a arte.
Conheça mais sobre a fabricação do cimento Portland.
Argamassas e concretos
De estruturas a revestimentos de fachadas, os concretos e argamassas constituem os materiais à base de cimento mais comuns numa obra.
Edificações (pilar-viga-laje)
O concreto é o material estrutural da imensa maioria das edificações brasileiras. Essas estruturas podem ser compostas de vigas, pilares e lajes moldadas na própria obra ou por paredes de concreto maciças, também moldadas in loco.
Edificações (parede de concreto)
O sistema de paredes de concreto moldadas in loco constitui um método construtivo industrializado, que privilegia o planejamento e reduz o improviso em obra.
Pavimento de concreto
O slogan “Feito para durar” exprime a principal característica do chamado pavimento rígido, indicado para rodovias, aeroportos, corredores de ônibus e outras vias urbanas.
Pavimento intertravado
Os blocos intertravados se tornaram referência paisagística em muitas cidades brasileiras. O sistema aplica-se a calçadas e também a pisos de portos, aeroclubes e áreas de cargas.
Alvenaria com blocos de concreto
Processo construtivo dos mais tradicionais, pode ser empregado para simples vedação ou com função estrutural em casas e edifícios de múltiplos pavimentos.
Artefatos de cimento
Telhas, lajes, postes, mourões, dormentes, equipamentos urbanos e uma infinidade de itens constituem o que chamamos de artefatos de cimento, imprescindíveis para a sociedade moderna.
Saneamento e drenagem
Normalizados pela ABNT, aduelas e tubos de concreto para águas pluviais, esgoto sanitário e efluentes industriais existem há mais de 100 anos e ainda são a melhor solução nessa área.
Ciclovias, calçadas e vias urbanas
São muitas as aplicações do concreto em espaços públicos, destacando-se neste aspecto as ciclovias, calçadas e áreas de caminhamento e também as vias urbanas, para tráfego de qualquer porte.
Pré-fabricados de concreto
A construção industrializada com concreto torna todo o processo muito mais ágil, reduzindo tanto a geração de resíduos na obra como os custos com a mão-de-obra.
Barragens
A melhor solução aplicada a esse tipo de obra, seja para abastecimento, energia ou outro uso do reservatório, pode adotar concreto-massa ou concreto compactado com rolo (CCR).