IMPRENSA

17/05/2013IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Coleção explica as etapas da construção e reforma de uma residência

Mãos à obra pro é um guia prático para os profissionais da construção 

Morar bem é um sonho dos brasileiros, que se realiza ao longo do tempo, em um processo contínuo de construir, ampliar e reformar a moradia. Dessa forma, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), com o apoio de 18 entidades e especialistas do setor da construção civil, desenvolveu o Mãos à obra pro, guia que explica o passo a passo das etapas de construção e reforma de uma residência, de forma simples e prática. Com o objetivo de orientar os profissionais, promovendo uma qualificação rápida e fácil, a coleção de quatro volumes trata das fundações à cobertura, passando por colocação de pisos, revestimento e tubulações elétricas e hidráulicas. A coleção será distribuída e comercializada pela Editora Alaúde, parceira do projeto.

O foco da coleção é trazer informações práticas para os profissionais da construção. “O Mãos à obra pro aborda os conceitos básicos dos sistemas construtivos, ressaltando sua importância no conjunto de toda a construção. Apresenta orientações sobre quantificação, planejamento e execução, a fim de auxiliar o dimensionamento correto dos serviços e a boa realização da obra”, esclarece Carina Saito, gerente de autoconstrução da ABCP.

Os quatro volumes do Mãos à obra pro apresentam dicas práticas para utilização dos materiais, vantagens e desvantagens dos produtos mais utilizados e informações importantes para apoiar o profissional na escolha do material mais adequado para cada situação. A coleção foi elaborada com a colaboração de mais de 50 especialistas e reúne informações para ajudar o profissional a aplicar a boa técnica, reduzir o desperdício nas obras e contribuir para a construção de moradias com mais qualidade.

Qualificação da mão de obra 

A capacitação de profissionais é um dos maiores desafios atuais da construção civil, não apenas para contornar a escassez de mão de obra que pode comprometer a expansão dos negócios, como também para promover o crescimento sustentável do setor.

Pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular revela que aproximadamente 75% dos proprietários ou locatários de imóveis pretendem contratar profissionais conhecidos ou indicados para tocar as obras; 5% deles contratam empresa de construção. Portanto, a contratação de mão de obra qualificada é uma das grandes preocupações do brasileiro na hora de decidir reformar a casa.

Nesse contexto, a coleção Mãos à Obra pro traz conteúdo de qualidade para o profissional da construção que busca qualificação. A coletânea serve de apoio para os profissionais, fornecendo informações práticas e dicas para os técnicos que projetam, especificam produtos, elaboram orçamentos e orientam o morador para a construção e reforma de suas casas.

 

Tags:, , , , ,

Revoke Consent