IMPRENSA

28/08/2013IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Começa a Concrete Show 2013

Abertura do maior evento do setor contou com a presença de importantes autoridades

A Concrete Show 2013 foi oficialmente aberta ao público no dia 28 de agosto, às 13 horas. A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes personagens do setor. Além de Cláudia Godoy, executiva da UBM Brazil, empresa promotora da feira, Renato Giusti, presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), e Arcindo Vaquero y Mayor, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC), prestigiaram o evento Inês Magalhães, secretária nacional de habitação, e Silvio Torres, secretário de habitação do Estado de São Paulo. Ambos destacaram a importância do evento para a construção civil e, consequentemente, para a ampliação das obras no segmento habitacional. A Concrete Show 2013 vai até sexta-feira, 30 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

 

Participação da ABCP

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) levanta a discussão sobre a excelência tecnológica, destacando a eficiência de seus laboratórios para a melhoria dos produtos e sistemas construtivos à base de cimento e, consequentemente, das edificações.

“O controle tecnológico é determinante para a saúde e segurança das construções”, explica o diretor de comunicação da ABCP, engenheiro Hugo Rodrigues, que anuncia que uma das novidades da entidade para o Concrete Show deste ano será um laboratório móvel no estande, no qual será possível ver algumas das atividades realizadas nos laboratórios.

A ABCP mantém e disponibiliza para o mercado da construção civil laboratórios de ensaios de materiais de construção que auxiliam o controle de qualidade e a pesquisa sobre cimento, concreto e derivados. “O nosso centro tecnológico, além de premiado, está intimamente ligado ao desenvolvimento dos sistemas construtivos, a qualidade do cimento brasileiro e tem a sua contribuição tecnológica em várias obras emblemáticas do País, seja no apoio técnico, seja com ensaios laboratoriais. E pela primeira vez vamos apresentar toda essa expertise em uma feira”, explica Hugo Rodrigues.

 

Pesquisa concreta

Pesquisa inédita realizada em parceria pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a E8 Inteligência de Mercado e a UBM Sienna aponta que o crescimento da construção civil foi particularmente positivo para as concreteiras. Entre 2005 e 2012, enquanto o consumo de cimento avançou mais de 80%, o aumento do concreto preparado em centrais foi de 180%. Estima-se que as concreteiras tenham produzido 51 milhões de m³ no ano passado. Estes dados do mercado e as tendências do mercado de concreto para os próximos cinco anos serão apresentados durante o Concrete Show 2013.

A pesquisa aponta como justificativas para esse crescimento expressivo o aumento da utilização dos sistemas construtivos à base de cimento, que vêm ganhando a preferência das construtoras. Outras explicações para esse cenário envolvem a necessidade de apresentar inovações produtivas, adequação às restrições ambientais e logísticas e adoção do padrão de especificação do concreto. A pesquisa ouviu mais de 300 profissionais em todo o Brasil.

 

Problemas urbanos

Durante o Concrete Show South America 2013, a ABCP promoverá quatro seminários, três deles que vão discutir questões urbanas, como drenagem e manejo de águas, habitação social e acessibilidade e sustentabilidade de cidades.

O seminário sobre drenagem vai abordar o manejo de águas em condomínios e uso do pavimento permeável com solução para evitar enchentes nos centros urbanos. Para destacar a acessibilidade, o seminário sobre como planejar espaços públicos apresentará cases de sucesso e lançará o manual desenvolvido pela entidade para auxiliar na construção desses espaços de convivência. Em parceria com o Ministério das Cidades, a ABCP promoverá um seminário sobre as políticas públicas para a habitação, destacando os resultados obtidos e os novos desafios a serem enfrentados no programa Minha Casa Minha Vida.

Já o quarto seminário, voltado para fabricantes de artefatos de concreto mostrará a evolução desse setor e o ganho de qualidade e competitividade das pequenas e médias indústrias de blocos de concreto. Será apresentado um balanço do Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE), uma parceria da ABCP com o Sebrae.

 

Programação:

Seminário Nacional de Fabricantes de Artefatos de Concreto

Data: 29 de agosto, quinta-feira

Horário: 9 horas

 

Seminário Soluções para Espaços Públicos

Data: 30 de agosto, sexta-feira

Horário: 14 horas

 

Serviço:

Concrete Show South America 2013

Data: de 28 a 30 de agosto

Horário: Dia 28 – das 13 às 20 horas

Dias 29 e 30 de agosto – das 10 às 20 horas

Local: Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP)

 

Tags: