Começam as obras na BR-163, Serra de Nobres/MT
Mais um capítulo da história do pavimento de concreto começa a ser escrito no estado do Mato Grosso. Trata-se da obra de restauração e duplicação da BR-163/MT, no trecho que fica entre as cidades de Rosário D’Oeste e Posto Gil. A empreiteira Sanches-Tripoloni fará a adequação e recuperação de 45 quilômetros, sendo que nove quilômetros no trecho da Serra de Nobres, serão em concreto. Este fato é fruto dos bons resultados obtidos com a pavimentação em concreto da BR-163/364/070, no trecho da Serra de São Vicente, onde se fez a restauração de mais de 27 quilômetros de pistas e a implantação de outros oito quilômetros de duplicação.
Com fluxo tão intenso e pesado quanto o trecho na Serra de São Vicente, em Nobres a placa de concreto terá 25 centímetros de espessura e largura de aproximadamente 11 metros cada pista. Por todo este trecho de implantação, a via terá ainda uma camada base de CCR (concreto compactado com rolo). No restante da obra – aproximadamente 36 quilômetros, que sofrem menos impacto superficial –, o CCR estará presente como base, consumindo 110 mil metros cúbidos de CCR. A obra conta também com enorme canteiro de pré-fabricados, que garantirá a execução de todas as obras de arte (pontes, bueiros e galerias) no trecho.
Capacitação
A ABCP, que já transferiu a tecnologia para as equipes de logística da empreiteira, enviou uma equipe ao local para acompanhar os primeiros passos da obra, e programar uma segunda etapa de treinamento, agora das equipes de execução e fiscalização, visando garantir a aplicação correta do pavimento de concreto.