Comunidade da Pavimentação une a cadeia produtiva do cimento
Responsável pela movimentação de mais de 60% das mercadorias e 90% dos passageiros, o transporte rodoviário enfrenta dificuldades com a baixa qualidade da infraestrutura no Brasil. Apenas 12,4% da malha rodoviária é pavimentada, segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Nas vias urbanas o cenário não é diferente. A pavimentação é insuficiente e precária para atender todas as necessidades da sociedade – situação que gera custos adicionais ao setor público, usuários, negócios e meio ambiente.
Para contribuir com a expansão e aprimoramento do uso dos sistemas à base de cimento foi lançada no último dia 24 de setembro a PAVI+ Comunidade da Pavimentação, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo.
A Comunidade irá integrar todos os agentes da cadeia que contrata, projeta, fornece materiais e equipamentos e executa pavimentos. O objetivo é compartilhar desafios, soluções e conhecimento, e assim desenvolver melhorias.
Para tanto, o diretor de Planejamento e Mercado da ABCP, Valter Frigieri Junior, apresentou a experiência prévia e bem-sucedida da entidade ao trabalhar com redes de cooperação, os principais objetivos da nova comunidade, sua dinâmica de trabalho e como cada ator pode participar dela, na prática.
O evento contou com a participação de 215 pessoas. Elas puderam participar de painéis que evidenciaram os principais atributos reconhecidos no pavimento de concreto, como qualidade, durabilidade, segurança e preço adequado de implantação e manutenção.
A apresentação da PAVI+ foi acompanhada de um amplo debate sobre a demanda por competitividade e qualidade em soluções para pavimentação, inovação tecnológica e as contribuições dos pavimentos de concreto para um futuro sustentável. As discussões foram conduzidas por integrantes do poder público, como o diretor de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, e o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e da Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER), Fauzi Nacfur Júnior.
Dentre as inovações debatidas no evento está o uso de novas técnicas e de materiais para aumentar a eficiência, a produtividade e a qualidade dos pavimentos, com exemplos realizados nas mais diversas localidades. Nesse sentido, ganharam destaque um trecho experimental com uso de whitetopping com reforço estrutural com macrofibras, apresentado pelo professor Márcio Muniz de Farias, do Programa de Pós-graduação em Geotecnia da Universidade de Brasília (UnB), e a experiência do município de Piracicaba (SP) com pavimento de concreto reforçado com fibras, exibido pela secretária municipal de Mobilidade Urbana Trânsito e Transporte da cidade paulista, Jane Franco Oliveira.
Por fim, o evento abordou as contribuições do pavimento de concreto para um futuro sustentável, com a redução das emissões de CO2, o uso de materiais ecológicos e o impacto positivo na durabilidade e eficiência energética das infraestruturas. Rafael Pileggi, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e responsável pelo DClab-HubIC, falou sobre o papel dos materiais para um futuro de baixas emissões de carbono. Já Janice Kazmierczak Soares, diretora técnica do DER/PR, apresentou uma avaliação de ciclo de vida do concreto nas rodovias do Paraná e Alice Amorim Teles, da ARTESP, alinhou o tema do ciclo de vida de pavimentos aos dados do Sicro.
Para participar da PAVI+ os interessados devem entrar em contato pelo e-mail pavimais@abcp.org.br ou pelo número (11)97187-5683.