Concrete Show acompanha aquecimento da construção e cresce 342% em cinco anos
As projeções positivas para os próximos anos, em torno de projetos de iniciativa privada e governamentais para infraestrutura e habitação, além das obras previstas para que o país receba os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, são atualmente os principais combustíveis para a cadeia brasileira da construção civil, que vem se adequando para atender a grande demanda. Com a segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), que prevê um total de investimentos de R$ 958,9 bilhões no período de 2011 a 2014, e os projetos de infraestrutura na ordem de R$ 274 bilhões em investimentos entre 2010 e 2013, somados ao aquecimento econômico do país, fazem do Brasil a bola da vez no mercado internacional – principalmente no setor da construção civil. A demanda por produtos, equipamentos, serviços, tecnologia e sistemas construtivos que possam solucionar problemas de suprimento, eficiência e rapidez sem perder a qualidade – além do apagão de mão de obra que o setor da construção vem enfrentando – é fundamental nesta fase de aprovações de projetos e realizações em infraestrutura que o país está entrando. São muitos os desafios pela frente em nome do progresso e do crescimento. É neste cenário positivo que a promotora de feiras UBM Sienna (joint venture entre a multinacional britânica UBM e a brasileira Sienna), pertencente ao grupo inglês United Business Media, realizará a 5ª edição do Concrete Show South America, segundo maior evento do mundo de soluções e tecnologia em concreto para a construção civil.
O evento irá reunir, de 31 de agosto a 2 de setembro, a cadeia da tecnologia em concreto para a construção civil e infraestrutura, apresentando cerca de 500 expositores nacionais e internacionais com soluções, novidades e lançamentos para o setor, movimentando ainda mais o segmento e gerando cerca de R$750 milhões em negócios iniciados durante o evento e fechados ao longo do ano. “O objetivo do Concrete Show desde seu lançamento é de atender as necessidades de seu público-alvo, trazendo os principais players, tanto apresentando soluções, ou seja, os principais fornecedores da cadeia da construção, quanto os principais compradores de todo o Brasil e países vizinhos, além de contemplar em seu programa de conteúdo os principais assuntos, gargalos e soluções do setor.
Desta forma, tornando-se a cada ano um evento obrigatório e imprescindível no cenário mundial – com o crescimento de 342% em apenas cinco anos, acreditamos que estamos atingindo a cada ano este objetivo”, diz Claudia Godoy diretora geral da UBM Sienna. Segundo os realizadores do evento, a trajetória crescente em tão pouco tempo – com relação ao ano passado o evento apresentou crescimento de 45% em relação à área de exposição – deve-se à boa gestão e know how internacional dos realizadores; à parceria com o próprio setor – mais de 40 entidades e veículos técnicos nacionais e internacionais apóiam e divulgam o evento; ao aquecimento econômico e ao momento ímpar da construção civil no Brasil. E para atender a demanda, o Concrete Show será realizado em novo local, num pavilhão ainda maior. No Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, o evento reunirá cerca de 500 expositores nacionais e internacionais, apresentando 25% de aumento no número de expositores em relação à edição anterior, numa área total indoor e outdoor de 53 mil m2 de exposição. Entre os destaques da exposição este ano, encontram-se: ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, ABESC – Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Concretagem, Putzmeister, Liebherr, Gerdau, Atlas Copco e Schwing, como oferecedores desta edição do evento.
A expectativa de crescimento para o número de visitantes também sobe com o aumento da exposição. São esperados mais de 23 mil visitantes profissionais com alto poder de decisão vindos de todo o Brasil e países vizinhos. “Hoje, os profissionais que estão comprometidos com resultados, prazos e qualidade da obra e dos produtos buscam estar cada vez mais presentes no Concrete Show pelas oportunidades, pelo número de lançamentos e fornecedores e tecnologias que o evento consegue reunir. Participar ativamente do evento na atual conjuntura do país é quase que obrigatório” salienta Claudia Godoy. Lançamentos e novidades são os carros-chefes do evento para este ano.
Segundo a UBM Sienna, mais de 27% dos expositores confirmados são novos e apresentarão seus produtos pela primeira vez na exposição, sendo muitos deles internacionais, pela primeira vez na América Latina. O evento reunirá no total, entre visitantes e expositores, cerca de 25 mil profissionais vindos de mais de 20 países. Parte integrante do evento são os programas de conteúdo reunidos no Concrete Congress – cerca de 150 palestras simultâneas. Os macrotemas escolhidos a dedo para nortear os seminários este ano contemplam os principais desafios e gargalos do setor, como: habitação; infraestrutura; normalização, qualidade e competitividade; industrialização da construção; capacitação e qualificação profissional, além da construção sustentável.
Sobre os promotores do Concrete Show:
O Concrete Show é um evento realizado pela UBM Sienna em parceria com a UBM Internacional através da sua divisão Built Environment – divisão de mídia especializada em negócios imobiliários, construção e arquitetura. A United Business Media Limited (UBM) é a empresa líder global em mídia de negócios. Sediada em Londres e presente em mais de 30 países, a UBM é provedora de negócios para diversos mercados. O grupo, que conta com 6,5 mil funcionários, aproxima compradores e fornecedores em todo o mundo por meio de eventos especializados e de mídias impressas e eletrônicas. A consolidação e sucesso da parceria entre as duas promotoras permitem a expansão internacional de feiras aqui no Brasil, além da realização de eventos já consagrados na Europa e Ásia. O Concrete Show India já tem data marcada: 23 a 25 de fevereiro de 2012, Mumbai, India.
Serviço Concrete Show South América 2011
Data: 31 de agosto a 2 de setembro de 2011
Local: Centro de Exposições imigrantes – Km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes
Informações para a Imprensa EVCOM
PatriciaHidaka – patricia@evcom.com.br
William Miranda – william.miranda@evcom.com.br
Alexandra Santos – alexandra@evcom.com.br
Fones: (11) 3676-1637, 3586-8539, 3876-7086 e 3262-2800