Noticias

26/08/2010Noticias, São Paulo

Concrete Show South America 2010: começa o show

Começou nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, o tão esperado evento sobre tecnologia em concreto da América Latina que segue até sexta-feira, 27. De carona nos significativos avanços da construção civil no país, a abertura da 4 ª edição da Concrete Show South America contou com a presença de importantes nomes do setor ávidos por novas tecnologias e avanços construtivos, já que o país vive um singular momento econômico e se prepara para abrigar dois dos mais importantes eventos esportivos do mundo.

Nessa edição, o evento reúne 400 expositores do setor de concretagem com penetração comercial no mundo todo, mas já exige uma reconfiguração pelo sucesso alcançado. A UBM Sienna, organizadora da feira, espera receber neste ano cerca de 20 mil visitantes durante os três dias.

A solenidade oficial foi marcada pela presença de Claudia Godoy, diretora geral da UBM Sienna, Wagner Lopes, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Concretagem (ABESC), e Renato José Giusti, presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Para Claudia Godoy, da UBM Sienna, em 2010 a feira está 48% maior que a realizada no ano passado. “Estamos com 300 expositores nacionais e 100 internacionais. No ano que vem, vamos mudar de endereço para comportar a demanda que cresce a cada edição do Concrete Show”, disse. A data também será modificada. O evento ocorrerá entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro. A diretora afirma ainda que o crescimento do evento se dá principalmente por ser “o maior ponto de encontro do setor de tecnologia em concreto da América Latina e o segundo do mundo”, acrescenta.

Também presente à cerimônia de abertura, Wagner Lopes, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Concretagem (ABESC), definiu com muito otimismo o início de mais uma edição do Concrete Show. “Este evento, que está em seu quarto ano, representa para mim o melhor momento em 25 anos em que estou no ramo da concretagem”. Ele ainda disse que “toda a cadeia em torno da concretagem está muito animada com o momento em que o Brasil se encontra. Prova disso é este grande evento que foi organizado”, definiu.

O presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Renato José Giusti, ressaltou que o Brasil passou 20 anos sem investir, mas o governo atual atentou para a importância do investimento em habitação e infraestrutura. “Hoje, estamos vendo equipamentos que não imaginávamos ver, isto por conta dos grandes investimentos que vão acontecer visando a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016 e o Bicentenário de 2022”, resumiu.

Para que o Brasil e o setor da construção civil cresçam ainda mais, de acordo com Giusti, “é preciso um trabalho integrado entre o governo e o setor produtivo, pois só com uma política de Estado que contemple ideias tanto da sociedade civil como do setor produtivo é que o país vai ganhar”. Por fim, ele ressaltou que o momento político do Brasil é importante para que os eleitores escolham um governante que realmente tenha paixão pelo país, pois só assim poderemos ser a potência número um do mundo, com educação para todos e patriotismo.”

Programa de conteúdo: inovação para acelerar obras
Na parte de conteúdo, o primeiro dia do Concrete Congress contou com seminários organizados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-SP). Pela manhã, os palestrantes ressaltaram novos caminhos para a execução e controle tecnológico que asseguram maior produtividade na construção, com menor número de operários, rapidez na condução das obras e a racionalização dos recursos. Paulo Sérgio Ferreira de Oliveira, diretor da unidade de Serviços em Tecnologia da Método Engenharia, destacou inovadoras ferramentas para gestão e padronização de processos, e a industrialização da construção para tornar empreendimentos mais competitivos. “O mercado só vai evoluir na medida que essas práticas forem dominadas. Nesse sentido, a Concrete Show representa um importante espaço para disseminar as melhores práticas”, acredita. Ainda para ele, parceiras com universidades e outros centros de referência em construção devem ser ampliadas para a promoção dos sistemas construtivos em concreto.

Revitalização de Espaços Públicos
A ABCP promove nesta sexta-feira, 27 de agosto, das 9h às 13h, no Auditório 5, o seminário Revitalização de Espaços Públicos com Produtos à Base de Cimento. O tema ganha cada vez mais destaque, diante do interesse e preocupação da parte dos administradores públicos, em função do crescimento da população urbana e principalmente em face da necessidade cada vez maior de prover mobilidade urbana e acessibilidade a todos. O evento conta com dois especialistas que comandaram e seguem comandando projetos bem sucedidos de revitalização com o emprego de sistemas construtivos a base de cimento (veja programa abaixo).No mesmo evento ocorre a entrega do Prêmio Nacional “Soluções para Cidades” para estudantes de arquitetura e urbanismo. Entradas gratuitas. Vagas limitadas. Recomenda-se chegar 15minutos antes do início.

Programa
9h00 as 9h30
Abertura
Eng. Hugo da Costa Rodrigues Filho, Gerente de Comunicação da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP

9h30 as 10h15
Palestra: Espaços públicos urbanizados com infraestrutura e mobiliário à base de cimento
Palestrante: Eng.  Germán Madri, Sócio-Diretor da Segmenta Consultoria, Medellín, Colombia.

10h15 as 11h00
Palestra: Revitalização de áreas urbanas para lazer e turismo
Palestrante: Arquiteto Guilherme Takeda, Sócio-Diretor da Takeda Arquitetos Paisagistas, São Paulo, Brasil

11h00 as 11h30
Debates e Perguntas

11h30 as 12h00
Entrega do Prêmio Nacional “Soluções para Cidades” para estudantes de arquitetura e urbanismo
Participantes: Arqta. Rosana Ferrari, Presidente do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo
Eng. Renato Giusti. Presidente da Associaçao Brasileira de Cimento Portland – ABCP

12h00 as 13h00
Visita à exposição dos ganhadores

Fonte: Assessoria de Imprensa do Concrete Show

Tags:, ,

Revoke Consent