IMPRENSA

28/01/2025IMPRENSA

Concreto é solução usada por cidades para contribuir com conforto climático

Como uma das consequências das mudanças climáticas, as ondas de calor intenso enfrentadas por diversas cidades brasileiras têm desafiado os administradores públicos. Para mitigar o calor extremo e seus impactos no ambiente urbano, o pavimento intertravado com blocos de concreto tem ganhado espaço nas principais vias do Nordeste. A solução pode minimizar em até 4°C a temperatura do ambiente e reduzir em até 17°C a temperatura da superfície das vias.

Há quatro anos, Fortaleza foi vanguarda na disseminação da solução, tendo executado desde então mais de 300 quilômetros de pavimento intertravado. A ABCP tem participado ativamente na capacitação e apoio às diferentes frentes de pavimentação em concreto no Ceará e certificado a conformidade dos produtos com as normas brasileiras, por meio do Selo ABCP, que contribui para a melhoria da qualidade dos sistemas construtivos à base de cimento.

O Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Obras Públicas (SOP), tem promovido a ampliação do uso do pavimento intertravado, priorizando essa tecnologia em áreas urbanas também como forma de moderar a velocidade de tráfego e facilitar a manutenção das vias.

Atualmente, o Estado já executou mais de 520.000 m² de pavimento intertravado em diversas rodovias estaduais, incluindo a CE-090, CE-010 e CE-060, além de incorporar a solução em projetos urbanos, como praças, estacionamentos, hospitais e universidades.

O município de Sobral é outro exemplo notório do uso do pavimento intertravado para reurbanização das ruas do centro e praças da cidade, além da pavimentação de vias nos bairros.

Os pisos intertravados, ou pavimentos de blocos de concreto, são uma alternativa eficiente para pavimentação e também vêm sendo usados em diversas cidades da Bahia, como Juazeiro, Vitória da Conquista e Salvador.

Em Pernambuco, a utilização da tecnologia foi consolidada na capital, Recife, por meio do programa Calçada Legal. Criada em 2017, a iniciativa requalifica vias urbanas com ações que incluem pavimentação, construção de rampas de acessibilidade, preservação de passeios históricos e paisagismo. A iniciativa conta com um aporte de 80 milhões de reais da Prefeitura do Recife, com a expectativa de reurbanizar um total de dez lotes, que abrangem 134 km de ruas e avenidas, além de 56.300 m² de largos.

Desde o início do programa, 77 km de vias já foram requalificados, além de 12 km de calçadas. As intervenções priorizam áreas com grande fluxo de pedestres ou ligações entre corredores de transporte público.

Como apoio técnico, a ABCP realizou treinamento para execução de calçadas e pavimento intertravado na URB-Empresa de Urbanização do Recife, com participação de 35 profissionais de empresas construtoras prestadoras de serviços e profissionais de projetos e fiscalização da URB e da Emlurb, consolidando a parceria com a Secretaria de infraestrutura da Prefeitura do Recife.

Outro destaque foi a realização da capacitação em calçadas e ciclovias de concreto para os profissionais da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de João Pessoa, para a construção de 516.452 m2 de calçadas e de seis corredores de BRT em pavimento de concreto. As obras tiveram investimento de 400 milhões de reais do Programa Minha Rua Calçada.

Todas essas iniciativas reforçam a importância do trabalho desenvolvido pela ABCP para possibilitar a expansão do uso do pavimento intertravado em todo o país.

Tags:, ,

Revoke Consent