IMPRENSA

02/08/2018IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Conheça a ABNT NBR 16697, nova norma de especificação de cimento

Entrou em vigor no dia 3 de julho de 2018, após quatro meses de elaboração, a ABNT NBR 16697 (Cimento Portland – Requisitos), a nova norma de especificação do cimento Portland. O texto revisa, atualiza e unifica oito normas relacionadas ao material (veja quadro). A unificação, que acompanha uma prática internacional já verificada na Argentina, México e em países da União Europeia, facilita a vida do consumidor, ao permitir que ele disponha de todas as informações em um só documento.

Mas a ABNT NBR 16697 traz outras inovações importantes. Ela incentiva a adoção de alternativas ou tecnologias mais avançadas para diminuir as emissões de CO2, conforme orientações da Agência Internacional de Energia (IEA) e da Iniciativa pela Sustentabilidade do Cimento (CSI). Com isso, a norma atende também às premissas recomendadas pelo Cement Technology Roadmap Brazil 2050, a ser lançado em setembro de 2018.

“Trata-se de importante avanço para a sociedade brasileira, especialmente por premiar a sustentabilidade, mantendo a qualidade do produto”, avalia o geólogo Arnaldo Battagin (foto), gerente dos Laboratórios da ABCP e coordenador dos trabalhos da Comissão de Estudos do Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB18) que tratou dessa norma. O especialista lembra que a norma não era revisada há mais de 20 anos e o atual projeto resultou de uma ampla participação de representantes de consumidores, produtores, entidades de pesquisa, universidades e de laboratórios privados.

Conheça com mais detalhes as alterações técnicas contempladas por esta nova norma.

A nova norma pode ser adquirida por meio do link: http://www.abntcatalogo.com.br/

Tags:, , , , ,

Revoke Consent