7º CBCi. Confira o programa e conheça a Comissão Científica
Acesse o programa. Clique aqui.
Coordenação
Vanderley John, Prof. Dr. Engenheiro (LME-PCC-USP)
Engenheiro civil (Unisinos, 1982), M. Eng. (Norie UFRGS, 1987), Dr. Eng. (Poli USP, 1995), Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP. Membro do Comitê de Engenharias I da Fapesp e do Conselho Executivo da Agência USP Inovação. Membro fundador, conselheiro e coordenador do Grupo Técnico de Materiais de Construção do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. Co-chair do grupo Low Carbon, Low Cost Cementitious Materials Industry da UNEP SBCI. Membro do Conselho Editorial da Advances in Cement Research. Pesquisador nas áreas de estratégias ecoeficientes para materiais cimentícios e a construção em geral.
Membros
Ana Paula Kirchheim, Prof. Dra. Engenheira (NORIE-UFRGS)
Engenheira civil (2000), com mestrado (2003) e doutorado (2008), no Programa de Pós-graduação em Engenheria Civil da UFRGS, com estágio de doutorado no Department of Environmental and Civil Engineering – University of California at Berkeley (2005 – 2006), sob orientação do professor Paulo Monteiro e pós-doutorado (PNPD-CAPES) pela UFRGS. Profª. “Adjunto III” no Departamento de Engenharia Civil e Permanente no PPGEC (Construção-NORIE), orientando mestrados e doutorados da UFRGS. Possui projetos de colaboração com a Universidade de Sheffield (Inglaterra); Universidade da Califórnia, Berkeley e institutos e universidades na França, entre outros. Atua na área de Engenharia Civil com ênfase em Materiais Cimentícios e Componentes de Construção. Pesquisadora nas áreas de durabilidade de materiais cimentícios, concretos especiais, valorização de resíduos em novos materiais, nanotecnologia, produção, caracterização e análise da hidratação do cimento Portland.
Antonia Jadranka Suto, Engenheira Química (ABCP)
Engenheira química (1975) e especialista em meio ambiente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Responsável pela Implantação do Laboratório de Meio Ambiente da ABCP, voltado a análises de emissões, resíduos e qualidade ambiental do produto com foco no coprocessamento. Amplo conhecimento da legislação nacional e internacional sobre emissões, resíduos e coprocessamento em fornos de clínquer. Pesquisadora na área de meio ambiente (coprocessamento e emissões) e representante da indústria em fóruns ambientais e federações da indústria.
Arnaldo Forti Battagin, Geólogo (Tecnologia-ABCP)
Geólogo pelo Instituto de Geociências da USP (1974) e gerente dos laboratórios da ABCP. Especialista nas áreas de tecnologia de cimento e concreto, durabilidade e sustentabilidade do concreto, técnicas experimentais e gestão da qualidade. Representante da ABCP em comissões de estudos de normalização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Autor e coautor de mais de 100 trabalhos técnico-científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e anais de congressos. Prêmios de reconhecimento pela Associação Brasileira de Cerâmica, Associação Brasileira de Cimento Portland e Federação Interamericana de Cimento, FICEM. Membro pela ABCP, do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) e do Conselho Deliberativo da ABNT.
Edgardo Fabián Irassar, Prof. Dr. Engenheiro (INMAT-UNICEN, AR)
Professor de Materiais da Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. Diretor do Núcleo de Investigação Edgardo INMAT CIFICEN (UNCPBA-CONICET). Pesquisador de materiais cimentícios e baixa emissão de energia e durabilidade do concreto. Publicou mais de 80 artigos em revistas internacionais e mais de 130 apresentações em conferências nacionais e internacionais. Atualmente é presidente da Associação Argentina de Tecnologia do Concreto e membro da Comissão Consultiva de engenharia CONICET.
Marcelo Pecchio, Geólogo MSc. (Tecnologia-ABCP)
Especialista em fabricação de clínquer e química do cimento, graduado e mestre em Geologia e Mineralogia pela Universidade de São Paulo (USP). Possui mais de 20 anos de experiência em análise de materiais, atuando principalmente na caracterização de materiais relacionados ao cimento e patologias do concreto por meio das técnicas de difração e espectrometria de raios-X e microscopias óticas e eletrônica de varredura.
Maria Alba Cincotto, Prof. Dra. Química (PCC-USP)
Bacharel em Química pelo Instituto de Química da USP com mestrado e doutorado em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Desenvolveu intensas atividades no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), no Laboratório de Química de Materiais, até 1995. Atualmente é consultora do Laboratório de Materiais de Construção Civil. Atua no Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP desde 1991 como pesquisador convidado, colaborando na Pós-Graduação pela orientação em dissertações de mestrado e teses de doutorado e pós-doutorado em materiais de construção, reciclagem de resíduos. Professora do curso de pós-graduação “Ciência dos materiais aplicada aos ligantes inorgânicos”. Consultor ad-hoc do CNPq e da FAPESP. Revisor de renomadas revistas nacionais e internacionais.
Roberto Juan Torrent, Engenheiro PhD (Consultor, AR)
Engenheiro civil pela Universidad de Buenos Aires (1970) e Ph.D. pela Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha (1983). Atuou por 16 anos como diretor do Departamento de Construções do Instituto Nacional de Tecnología Industrial (INT). Foi diretor Técnico do Instituto de Cimento Portland Argentino (ICPA). Responsável pela área de tercnologia do concreto da Holcim Cimentos na Suíça por 20 anos. Consultor em tecnología de cimento e concreto e professor de cursos de pós-graduação. Editor associado da revista Cement and Concrete Research e membro da RILEM.
Sandro Marden Torres, Prof. Dr. Engenheiro (CT-UFPB)
Engenheiro civil (UFPB, 1991), M.Sc Engenharia Mecânica-Materiais (UFPB, 1999), PhD-Centre for Cement and Concrete (Sheffield-Inglaterra, 2004), Professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia de Materiais-UFPB, onde atua na área de Ciência e Engenharia de Materiais, com ênfase no estudo de processos físico-químicos em materiais cimentícios, avaliados através de técnicas não-destrutivas, de avaliação microestruturais e mecânicas. Durante sete anos, atuou como engenheiro na construção de edifícios de múltiplos pavimentos. Fundador e coordenador do Laboratório de Tecnologia de Novos Materiais-UFPB, participa ativamente em áreas de desenvolvimento e durabilidade de materiais cimentícios, nos programas de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Mecânica e Energias Renováveis da UFPB.
Seiiti Suzuki, Engenheiro MSc. (P&D-Intercement)
Engenheiro químico formado pela Escola Politécnica da USP, com mais de 20 anos de atuação na indústria do cimento nas áreas de produção, qualidade, coprocessamento, sustentabilidade e inovação. Possui especialização em engenharia de controle da qualidade e pós-graduação em Gestão Empresarial e Ambiental. Cursa o mestrado profissionalizante no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e dedica-se à dissertação do tema pozolonas como material cimentício suplementar. Atualmente ocupa o cargo de gerente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na InterCement e representa a empresa junto à FICEM, CSI e ABCP nos grupos de trabalho de mudanças climáticas e emissões de poluentes.
Silvia Vieira, Geóloga PhD (P&D-Votorantim Cimentos)
Geóloga pela USP (1983), com Mestrado (1989) e Doutorado (1996) em Geologia pela mesma universidade. Atualmente é gerente de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) na Votorantim Cimentos. Consultora líder na Holcim Group Support Ltd, Suíça, de 2002 a 2013. Consultora técnica na Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) de 1993 a 2001. Representante da Suíça no grupo de trabalho “mercado e produtos” do Cembureau (European Cement Association), entre 2008 e 2013. Participação como especialista na redação de normas técnicas na ABNT e no CEN European Committee for Standardization. Assessora industrial (“industrial advisor”) em projetos de pesquisa no âmbito do Nanocem, consórcio europeu que congrega instituições interessadas na pesquisa científica, em nanoescala, nas áreas de cimento e concreto. Revisora técnica de vários artigos científicos para a revista Cement and Concrete Research. Autora de vários artigos técnicos relativos a desempenho de cimento e concreto e durabilidade, em particular, reação álcali agregado.
Valdecir Angelo Quarcioni, Quím. PhD (LMCC-IPT SP)
Químico com Mestrado e Doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pesquisador e Chefe do Laboratório de Materiais de Construção Civil do IPT, com atuação em química de materiais de construção e ênfase em caracterização de materiais, hidratação de cimento, cal, gesso, aplicação de resíduos e subprodutos na produção de cimento Portland e durabilidade de materiais de construção civil. Professor do curso de Mestrado Profissional do IPT. Coordenador da Comissão de Estudos de Análise Química de Cimento do CB-18 da ABNT.
Yushiro Kihara, Geólogo Prof. Dr. (Tecnologia-ABCP e USP)
Geólogo graduado pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP (1969), mestre em Mineralogia pelo Instituto de Geociências da USP (1973) e doutor em Mineralogia e Petrologia pelo Instituto de Geociências da USP (1982). Atualmente é professor doutor do Instituto de Geociências da USP e Gerente de Tecnologia da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Participa de vários comitês e comissões, com destaque para a Câmara Ambiental da CETESB de Produtos Minerais Não Metálicos do Estado de São Paulo, Comitês de Mudanças Climáticas da Indústria de Cimento, Grupo de Trabalho do Inventário Nacional dos Gases do Efeito Estufa, Comitê de Coprocessamento em Fornos de Cimento, Cement Task Force coordenado pela Global Superior Energy Performance Partnership e Projeto Internacional de Sustentabilidade do Cimento do World Business Council for Sustainability Development. Autor e coautor de trabalhos técnico-científicos publicados em revistas e anais de congressos nacionais e internacionais.
Saiba mais em http://www.7cbci.com.br/sobre_cbci