IMPRENSA

01/03/2013IMPRENSA, Minas Gerais, Noticias

Conquistas no 5º ciclo da Comunidade de BH

Após dez meses de trabalhos, o polo BH da Comunidade da Construção encerrou as atividades do 5º ciclo com uma confraternização no dia 5 de dezembro de 2012. No evento foram apresentados os resultados do ciclo que teve atuação junto às construtoras mineiras.

As ações dos grupos de trabalho em alvenaria estrutural, revestimento de argamassa e estruturas de concreto produziram resultados de valor para o mercado da construção, de acordo com o presidente da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG, Teodomiro Diniz. Para ele, o modelo adotado pela Comunidade da Construção é o caminho para a solução dos problemas do mercado porque seus resultados são compartilhados e multiplicados pelas construtoras. “O que é feito pela Comunidade vira patamar básico para as ações do mercado e todos passam a praticar o que foi trabalhado.

Esse é o caminho para ganharmos em qualidade e competitividade nas obras”, defende Teodomiro. Os dados levantados pelo Programa de Desenvolvimento de Construtoras (PDC), implantado no grupo de trabalho em alvenaria estrutural, pelo Programa de Indicadores de Produtividade, adotado pelo  grupo de trabalho em revestimento de argamassa e na aplicação piloto de concreto autoadensável realizada pelo grupo de trabalho em estruturas de concreto, foram traduzidos em cadernos técnicos distribuídos aos participantes do 5º ciclo e disponibilizados para o mercado.

Segundo a engenheira da ABCP e coordenadora do polo BH, Patrícia Tozzini, o conteúdo destes cadernos apontam a realidade e os principais desafios enfrentados pelas construtoras de Belo Horizonte, como a necessidade de melhor aproveitamento do potencial de racionalização e desempenho dos sistemas construtivos à base de cimento. O ciclo em números: Durante o ano de 2012 mais de 120 profissionais foram envolvidos nas ações do Polo BH.

Participaram do ciclo 16 construtoras, 17 empresas fornecedoras, 19 entidades de classe e 8 universidades. Ao todo foram realizadas 180 horas de capacitação técnica que beneficiaram cerca de 400 profissionais.

Tags:

Revoke Consent