Banco de pautas

20/10/2011Banco de pautas, IMPRENSA

Construtores discutem sobre soluções inovadoras para habitação

No próximo dia 27 de outubro (2011), representantes do setor da construção civil do Ceará têm encontro marcado no Workshop Soluções para Programas Habitacionais: Sistemas Construtivos à Base de Cimento, a ser realizado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Aldeota, das 18h às 20h30. Promovido pela Comunidade da Construção de Fortaleza, liderada pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/CE), o evento já está com inscrições abertas.

O objetivo do workshop é que os construtores locais conheçam novos sistemas que apresentam vantagens para a construção de moradias que precisam de maior rapidez, produtividade, qualidade e racionalização. “No Brasil, o aquecimento do mercado imobiliário, impulsionado por fatores como o crescimento da população, a ascensão do PIB e a proximidade de campeonatos esportivos mundiais como Copa das Confederações, Copa 2014 e Olimpíadas 2016, desafiam as construtoras a realizar projetos de obras mais rápidas a custos menores”, revela o gerente regional da ABCP, Eduardo Moraes.

Uma das tecnologias mostradas será a de paredes de concreto moldadas in loco, através da qual é possível executar moradias em curtos períodos, com o uso de fôrmas moduladas. Essa tem sido uma das principais escolhas das construtoras que estão no mercado de habitação popular, construindo com escala e repetitividade, porque é muito rápida e otimiza mão de obra, além de não gerar entulhos nos canteiros de obra. O tema será apresentado pelo engenheiro Rubens Monge, da ABCP.

A programação também conta com palestra sobre a utilização de concreto PVC (Sistema Royal) para construção de habitações mais econômicas, com informações repassadas pelo engenheiro Luciano Nunes, da Vinyl Arena. Luis Alberto Carvalho, professor da Universidade Federal do Ceará, também participará do evento, mostrando ao público o potencial do sistema de alvenaria estrutural com blocos de concreto, muito usado no Ceará. Segundo o gerente da ABCP, Eduardo Moraes, neste sistema as paredes compõem a estrutura da edificação e a divisão de ambientes. Por sua racionalidade, permite a redução de resíduos nas obras, horas de trabalho e de materiais como madeira e aço.

A tecnologia com pré-moldados de concreto é outra opção indicada no workshop, em palestra do engenheiro Edgar Garcia, da Tecnopré. Muito utilizados em obras industriais, são indicados para estruturas que precisam de maior rapidez, sobretudo aquelas de maior porte, como shopping centers, edifícios garagem, galpões industriais, estaleiros, refinarias e outros. Com o avanço da industrialização, as peças pré-fabricadas se adaptam às necessidades de arquitetura, com fôrmas mais arrojadas e projetos de fachadas.

Tags:, , ,