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11/08/2010Banco de pautas, IMPRENSA

Corredores de ônibus com pavimento de concreto: solução para mais de cinquenta anos

Concrete Show traz seminário sobre corredores de ônibus. Vários palestrantes irão abordar esta alternativa como uma das soluções para a infraestrutura urbana das grandes cidades. Dia 26, no Expo Transamérica


É cada vez mais necessária a modernização dos sistemas de transporte coletivo, mas também é urgente resolver a questão da pavimentação de corredores exclusivos de ônibus nas grandes cidades. Isso não só para atender a demanda da Copa de 2014, mas principalmente para permitir a mobilidade dos brasileiros por muitos anos. 

A questão é tão importante que faz parte das discussões da feira Concrete Show 2010. Na manhã de 26 de agosto, Ronaldo Vizzoni, gerente de Infraestrutura da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), falará sobre a importância do pavimento de concreto na malha urbana de transportes no seminário Infraestrutura urbana de transportes em concreto. 
 
O engenheiro afirma que “a circulação dos ônibus em grandes avenidas e ruas nos dois sentidos ocasiona excesso de carga pesada, localizada e repetitiva nos corredores exclusivos, tanto pelo peso dos veículos quanto pelo volume de viagens realizadas”, explica. Além disso, diz ele, as altas temperaturas, curvas acentuadas, subidas e descidas íngremes são fatores que contribuem para o desgaste dos pavimentos urbanos.


Vizzoni explica que o pavimento de concreto é uma alternativa adequada para o problema dos corredores de ônibus. “O pavimento de concreto tem custo competitivo e tem alta durabilidade – pode durar mais de cinquenta anos –, sendo necessário o mínimo de manutenção. Proporciona melhores condições de segurança ao motorista, reduzindo as distâncias de freagem, não promove aquaplanagem, reduz a temperatura do ambiente em que está aplicado e gera economia de energia devido à sua cor clara”, informa. 

O Brasil foi um dos primeiros países a utilizar o pavimento de concreto já no início do século XX. Seu uso foi intensificado até a década de 1970, diminuindo a partir daí por problemas de conjuntura econômica e financeira. Nos anos 90, o produto voltou a ser utilizado por garantir durabilidade e economia às gestões públicas. Segundo Vizzoni, “o que mudou nos últimos anos é a forma de execução da pavimentação, que adotou modernas técnicas que garantem excelência em conforto de rolamento, como se vê em outros países”, acrescenta. 

O sistema construtivo está nos principais corredores de ônibus de Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. Também faz parte da história das avenidas e da orla da praia de Boa Viagem, no Recife; está na Linha Verde, de Curitiba; na EPTV, de Brasília, e em grandes obras como a BR101-NE e o Rodoanel Mario Covas, de São Paulo. 




Serviço:

Concrete Show South America 2010 
Quando: 25 a 27 de agosto

Onde: Transamérica Expo Center – Rua Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 – São Paulo – SP 
Informações: www.concreteshow.com.br ou concrete@concreteshow.com.br

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