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08/03/2012Noticias, Rio de Janeiro/Espírito Santo

Corredores expressos de ônibus do Rio de Janeiro serão em concreto

O Rio de Janeiro, que se prepara para receber grandes eventos esportivos, com investimentos previstos de R$ 16 bilhões, vai fazer uma revolução no transporte público. Os quatro corredores expressos de ônibus (BRT’s – Bus Rapid Transit), chamados de TransOeste, TransCarioca, TransOlímpica e TransBrasil, receberão R$ 5,1 bilhões de investimentos.

O projeto completo prevê 60 obras de arte, com duas pontes estaiadas e três túneis, 134 estações e 181 km de corredores de ônibus. Em 125 km, 70% deste total, será utilizado o pavimento de concreto.

Com as obras iniciadas, o TransCarioca é o primeiro corredor do Rio de Janeiro a utilizar a tecnologia com as pavimentadoras de fôrmas deslizantes. No total serão 39 quilômetros desta via em concreto. Os próximos serão o TransOlímpica, com 26 km, e o TransBrasil, com 60 km. Já o TransOlímpica — com investimento previsto de R$ 1,6 bilhão — faz parte do compromisso assumido pela prefeitura com o COB para a realização das Olimpíadas.

Com a licitação do TransBrasil, que deve acontecer ainda este ano, o município do Rio poderá ter em 2013 três obras em pavimento de concreto com execução simultânea, utilizando-se de quatro pavimentadoras de fôrmas deslizantes, duas delas só no TransCarioca.

Para o início da obra do TransCarioca foi formalizado um convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura e a ABCP com o objetivo de buscar a qualidade do pavimento de concreto, por meio da cooperação e apoio técnico, transferência de tecnologia em pavimentos com uso de cimento Portland, através de cursos (teóricos e práticos), seminários e treinamentos diversos.

O volume estimado de concreto (só da pista) será de 270 mil metros cúbicos – 100 mil toneladas de cimento, a serem consumidos até 2015.

Pelo volume de obras da Prefeitura e, por reconhecer que a ABCP tem sido um referencial de soluções, de assessoria, de tecnologia e de qualidade, houve a solicitação da organização de uma agenda mensal para tratar dos assuntos referentes, não só dessas obras, mas de outras de infraestrutura.

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