IMPRENSA

19/10/2011IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Curso Arkhi-Arquiteto da Belas Artes forma primeira turma

Em agosto, após um ano e meio de aulas, encerrou-se a primeira edição do curso de extensão universitária “Sistemas Construtivos: Processos, Materiais e Produtos”.

Fruto do Programa Arkhi-Arquiteto, organizado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, em parceria com 5 entidades da cadeia produtiva, dentre elas a ABCP, o curso destinou-se aos estudantes de arquitetura da faculdade.

O principal objetivo do programa foi levar ao mercado de trabalho um futuro arquiteto mais capacitado e preparado para as necessidades da cadeia produtiva da construção.

“O projeto é ousado, a começar pelo seu ineditismo no Brasil. Isso já acontece na Europa, mas, aqui a distância entre o ensino superior e o mercado ainda é muito grande”, disse o coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Belas Artes,  Turguenev Oliveira.

Segundo o gerente de Comunicação e responsável pelo projeto Universidades da ABCP, Hugo Rodrigues, a ABCP somou a ela mais duas entidades: ABCIC (empresas de prefabricados) e a BlocoBrasil (fabricantes de blocos), para que os estudantes conhecessem também os préfabricados de concreto, a alvenaria estrutural de blocos de concreto e os pisos intertravados na acessibilidade e mobilidade urbana.

A ABCP tratou também de promover palestras de jovens e seniores profissionais da arquitetura de modo que eles mostrassem aos alunos suas experiências empregando esses sistemas. O experiente e reconhecido Sidônio Porto e o jovem premiado Yuri Vital foram dois desses arquitetos.

A solenidade de encerramento e de entrega de certificados aos 17 concluintes teve a palestra do publicitário Dado Schineider, intitulada “A era do ficar”, tratando dos desafios que são enfrentados hoje pela sociedade técnica e empresarial ao lidarem com as gerações “X” e “Y”, e que exigem de todos a familiaridade, entendimento e utilização da internet e das mídias sociais.

A 2ª edição do curso tem início no princípio de 2012.

Tags:, ,

Revoke Consent